A Folha de Cálculo como Ferramenta para a atividade docente turma nº 36-23/24
Apresentação
O aperfeiçoamento constante das competências técnicas e pedagógicas que capacitem os docentes para o exercício das competências que lhe estão atribuídas, na atividade docente e noutras funções educativas, é sempre um factor a ter em conta. A folha de cálculo é uma ferramenta indispensável à organização e gestão das tarefas a desempenhar pelo professor. Com recurso a esta ferramenta é possível automatizar uma grande parte das tarefas, relacionadas com o tratamento de dados, sendo que, por vezes, ainda se realizam manualmente. Com a realização desta acção de formação pretende-se ultrapassar alguns constrangimentos na utilização da folha de cálculo e dotar os participantes com as necessárias competências básicas, visando mais eficácia nas funções exercidas.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Objetivos
A frequência desta acção dará aos participantes novas capacidades e saberes para repensarem as suas práticas na escola, de acordo com os seguintes objectivos: Utilizar as funcionalidades básicas da folha de cálculo; Analisar sistemas e problemas de modo a ser capaz de definir se é ou não adequada a aplicação da ferramente Excel e definir possíveis soluções com base nessa aplicação; Realizar projetos de trabalho no âmbito das disciplinas do seu currículo ou de carácter interdisciplinar; Promover a produção de matérias didáticos; Produzir/reproduzir instrumentos de trabalho relacionados coma actividade escolar; Incentivar a auto-formação através da aplicação/adaptação, em contexto, dos instrumentos de trabalho produzidos.
Conteúdos
Descrição geral da folha de cálculo funcionalidades e descrição geral do Microsoft Office Excel Livros e folhas de cálculo Construção de tabelas Criar e formatar várias folhas de trabalho Introduzir e configurar informação Construir uma base de dados Usar filtros automáticos e avançados Utilizar fórmulas e funções Criação de gráficos e sua formatação Inserir gráficos Configurar a impressão de folhas de trabalho Aplicações práticas da folha de cálculo em contexto de ensino Integração do Microsoft Office Excel com outras ferramentas
Avaliação
Avaliação contínua tendo em conta os seguintes parâmetros: - Participação e empenhamento nas tarefas propostas 25% - Produção de um Trabalho constituído pelos materiais e projectos desenvolvidos 60% - Reflexão crítica - 15% A avaliação final será quantitativa numa escala de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC 3/2007.
Bibliografia
Lopes, I. C; Pinto, M. P.; Microsoft Excel XP, Lisboa; Centro Atlântico. Lda, 2007Carvalho, A. (2017). Excel para Gestão. FCACosta, N. & Marques, P. (2014). Fundamental do Excel 2013. FCA
Observações
Vagas - 20 Critérios orientadores de seleção: 1 - Vagas a distribuir pelos 7 Agrupamentos associados. 2 - Em caso de excesso de candidatos, terão prioridade os docentes ainda não selecionados para Ações de Formação no presente ano letivo. 3 - As candidaturas encerram no dia 22 de Abril de 2024 ou, em alternativa, quando atinjam o nº máximo permitido (50).
Formador
Luís Filipe dos Santos Custódio
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 29-04-2024 (Segunda-feira) | 18:30 - 20:00 | 1:30 | Presencial |
2 | 29-04-2024 (Segunda-feira) | 20:00 - 21:30 | 1:30 | Presencial |
3 | 06-05-2024 (Segunda-feira) | 18:30 - 20:00 | 1:30 | Presencial |
4 | 06-05-2024 (Segunda-feira) | 20:00 - 21:30 | 1:30 | Presencial |
5 | 20-05-2024 (Segunda-feira) | 18:30 - 20:00 | 1:30 | Presencial |
6 | 20-05-2024 (Segunda-feira) | 20:00 - 21:30 | 1:30 | Presencial |
7 | 27-05-2024 (Segunda-feira) | 18:30 - 20:00 | 1:30 | Presencial |
8 | 27-05-2024 (Segunda-feira) | 20:00 - 21:30 | 1:30 | Presencial |
9 | 03-06-2024 (Segunda-feira) | 18:30 - 20:00 | 1:30 | Presencial |
10 | 03-06-2024 (Segunda-feira) | 20:00 - 21:30 | 1:30 | Presencial |
11 | 17-06-2024 (Segunda-feira) | 18:30 - 20:00 | 1:30 | Presencial |
12 | 17-06-2024 (Segunda-feira) | 20:00 - 21:30 | 1:30 | Presencial |