OFERTA FORMATIVA

Ref. 138ACD nº 15-23/24 Inscrições abertas até 20-05-2024 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CFAE-ALS - ACD 15-23/24

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 25-05-2024

Fim: 25-05-2024

Regime: Presencial

Local: Armação de Pêra - Auditório da Junta de Freguesia

Formador

Jorge Manuel dos Santos Gonçalves

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Câmara Municipal de Silves

Enquadramento

Ação proposta pela Câmara Municipal de Silves, sendo as temáticas abordadas relevantes para os docentes dos Agrupamentos associados.

Objetivos

1. Promover a Literacia Oceânica 2. Valorizar os recursos naturais do território 3. Incentivar a coabitação sustentável das diversas atividades relacionadas com o Mar

Conteúdos

Painel - Valores Naturais Pedra do Valado Painel - Valores socioeconómicos Painel - Implementação, Monitorização, Fiscalização e Cogestão ----------------------------------------------------------------------------------- Bibliografia: https://ccmar.ualg.pt/ https://www.oceanoazulfoundation.org/pt-pt/#m150page https://ampiccomprojeto.pt/


Observações

Só serão certificados os docentes que, cumulativamente, se candidatem atempadamente no prazo estipulado, sejam previamente selecionados , assinem a Folha de Presenças e frequentem a totalidade das horas da ACD.

Vagas: 50 Prioridade de seleção: 1) Docentes dos Agrupamentos (e outras escolas) do concelho de Silves. 2) Docentes dos Agrupamentos (e outras escolas) dos concelhos de Albufeira e Lagoa; 3) Docentes de outros concelhos do Algarve. Nota: As candidaturas podem encerrar em data anterior ao previsto (23/05/2024), desde que os candidatos para as 50 vagas atinjam a quantidade de 70.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 25-05-2024 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 25-05-2024 (Sábado) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial

INSCREVER-ME

Ref. Açãonº 38-23/24 Inscrições abertas até 31-05-2024 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-120536/23

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 15.0 horas

Início: 19-06-2024

Fim: 11-07-2024

Regime: Presencial

Local: Escola Secundária de Albufeira (Alpoente)

Formador

José Manuel Baranito Gregório

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Enquadramento

O ensino a distância é uma modalidade de ensino, que se constitui como uma alternativa para os alunos impossibilitados de frequentar presencialmente a escola, alicerçada na integração das TIC nos processos de ensino e aprendizagem. Tal como acontece no ensino presencial, a utilização da tecnologia requer planeamento e adequação ao objetivo que o professor pretende atingir: enviar ou receber documentos, promover o trabalho colaborativo entre os alunos, realizar avaliação formativa e fornecer feedback sobre a mesma, entre outros. Os professores devem selecionar cuidadosamente as aplicações com que vão trabalhar e utilizá-las de forma correta, de modo a rentabilizar o seu tempo na recolha das tarefas realizadas pelos alunos e na devolução da informação sobre as aprendizagens adquiridas. Esta ação tem como objetivo dotar os professores com conhecimentos para lecionar na modalidade ensino à distância, apresentando ferramentas e recursos que os possam auxiliar nessa tarefa.

Objetivos

•Executar os procedimentos necessários para preparar um ambiente de trabalho para o ensino à distância •Trabalhar com a plataforma de gestão de aprendizagens Google Classroom •Conceber atividades de aprendizagem que permitam a recolha de elementos de avaliação

Conteúdos

1.Apresentação da formadora e dos formandos - 1 hora 2.Apresentação da ação: objetivos, conteúdos e avaliação-30 m 3.Preparação do computador para o ensino à distância. 30 m 4.Escolha do browser mais adequado. 30 m 5.Utilização correta do email. 30 m 6.Apresentação do Google G Suite-30 m 7. Trabalho colaborativo com o Google Drive - 1 hora 8.Trabalho com o Google Classroom - 1 hora 9.Recolha de elementos de avaliação - 3 horas 10. Realização de auto avaliação - 3 horas 11.Respeito pelos direitos de autor - 30 m 12.Avaliação e auto-avaliação da ação de formação - 3 horas

Metodologias

Sessões de formação teóricas; Sessões de formação práticas; sessões de formação teórico-práticas com recurso à utilização de plataformas digitais.

Avaliação

Teste de avaliação final, resposta múltipla, classificado na escala de 1 a 10.Respeito integral pelos regulamentos que enquadram a formação contínua de professores, nomeadamente o RJFCP e as cartas circulares sobre a avaliação da formação de professores emanadas pelo CCPFC e por CCPFC/DGAE.

Bibliografia

ALMEIDA, M. – Formando professores para atuar em ambientes de aprendizagem interativos e colaborativos [Em linha]. 2000. [Consult. 2015-12-03]. Disponível na internet: http://www.nave.pucsp.br/doc/formando.doc><URL: .COSTA, F.; CRUZ, E.; VIANA, J. – Recursos educativos para uma aprendizagem autónoma e significativa. Algumas características essenciais. In Libro de Actas do XI Congresso International Galego-Português de Psicopedagoxia, 2011, p. 1609-1615.DIAS, Ana Augusta Silva; GOMES, Maria João (coord.) – E-learning para e-formadores. Guimarães: TecMinho/Gabinete de Formação Contínua da Universidade do Minho, 2004.GOMES, M. J. – Desafios do e-learning: do conceito às práticas. In. Atas do VIII congresso galaico-português de psicopedagogia/org. S. A. Leandro, D. S. Bento. Braga: Universidade do Minho, 2005, p. 66-76.SAMPAIO, A. – Uma abordagem ao e-learning na formação profissional: estratégias para o sucesso de modelos de aprendizagem assíncronos, sem sistema de tutoria. Tese de Mestrado: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2011.


Observações

Vagas - 21 Critérios orientadores de seleção: 1 - Vagas a distribuir pelos 7 Agrupamentos associados (3 por Agrupamento). 2 - Em caso de excesso de candidatos, terão prioridade os docentes ainda não selecionados para Ações de Formação no presente ano letivo. 3 - As candidaturas encerram no dia 31 de Maio de 2024 ou, em alternativa, em data anterior, se o número de candidatos atingir 40.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 19-06-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 26-06-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
3 03-07-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
4 10-07-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
5 11-07-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial

INSCREVER-ME

Ref. Açãonº 29-23/24 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-121495/23

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 30.0 horas (15.0 horas presenciais + 15.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 17-05-2024

Fim: 03-07-2024

Regime: Presencial

Local: Escola Secundária de Albufeira

Formador

Paula Isabel Simão Dias Espírito Santo

Destinatários

Professores dos Grupos 120, 220, 910, 920 e 930

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 120, 220, 910, 920 e 930. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 120, 220, 910, 920 e 930.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Enquadramento

Com a aplicação de Dec. lei 54/2018, a educação inclusiva ganhou uma maior dimensão na prática pedagógica e didática nas várias áreas disciplinares, nomeadamente no Inglês. Aliás, tornou-se premente a adaptação de materiais para os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagens. Esta formação dá resposta à crescente necessidade dos docentes de Inglês terem recursos didáticos para a melhoria da qualidade do ensino inclusivo e dos resultados escolares. Com vista à produção dos recursos adequados a alunos com DAE, esta oficina é credível e útil, pois vai privilegiar a sua aplicação em contexto de aula. Assim, a formação terá de decorrer ao longo do ano letivo, dando tempo aos docentes para melhorarem as suas práticas e recursos entretanto produzidos, dando lugar também a períodos de reflexão sobre a sua aplicabilidade em contexto. Existe, ainda, uma grande necessidade nos agrupamentos de escolas, verificando-se um crescente número de alunos com DAE em todas as turmas. Há uma carência de recursos adequados a estes alunos pois existe um défice na formação inicial dos docentes adequada a estes alunos, particularmente na área de Inglês, visto ter sido implementada a disciplina no primeiro ciclo pelo decreto-lei nº 176/2014 e houve uma consequente alteração nos procedimentos de ensino com a introdução das aprendizagens essenciais e o novo perfil do aluno. Portanto, há a necessidade urgente de atualização para satisfazer a nova legislação, nomeadamente DL 54 e DL 55.

Objetivos

Definir DAE a partir da bibliografia específica, sua evolução. Identificar tipologias de DAE. Reconhecer alunos com DAE e metodologias específicas na área da disciplina de Inglês a implementar no cumprimento da educação inclusiva. Enquadrar o DL 54 de 2018 na educação inclusiva. Articular as Aprendizagens Essenciais na disciplina do Inglês e o Perfil do Aluno com o Decreto-lei nº 54. Sensibilizar o docente de Inglês para a flexibilização dos vários instrumentos de avaliação inclusiva. Capacitar os docentes de Inglês para a produção e adequação de materiais pedagógicos adequados aos alunos com DAE. Produzir materiais pedagógicos adequados aos alunos com dificuldades de aprendizagem específicas em contexto de sala de aula. Fornecer ferramentas para avaliar o aluno em função das suas características nas diferentes competências.

Conteúdos

Definição de DAE: história e atualidade. Tipologias de DAE. Metodologias específicas a implementar com alunos DAE.. Análise do DL 54 de 2018 seu enquadramento na ação. Articulação das Aprendizagens Essenciais na disciplina do Inglês e o Perfil do Aluno com o Decreto-lei nº 54 A diferenciação na educação/avaliação inclusiva. Orientações práticas para a produção e adequação de materiais pedagógicos adequados aos alunos com DAE. Ferramentas práticas para avaliar o aluno em função das suas características nas diferentes competências.

Avaliação

Participação:20% Relatório individual de reflexão da formação:20% Qualidade dos materiais produzidos: 50% Portefólio dos materiais e da reflexão sobre a aplicação dos materiais: 10% Nos termos da Carta Circular CCPFC - 3/2007, de Setembro de 2007, em todas as ações de formação contínua a iniciar a partir de 1 de Outubro, passa a ser atribuída aos Formandos uma classificação quantitativa na escala de 1 a 10 valores. O referencial da escala de avaliação/classificação é o seguinte: Insuficiente (de 1 a 4,9 valores), Regular (de 5 a 6,4 valores), Bom (de 6,5 a 7,9 valores), Muito Bom (de 8 a 8,9 valores), e Excelente (de 9 a 10 valores).

Bibliografia

Correia, Luís (2008); Inclusão e Necessidades Educativas Especiais: Um guia para educadores e professores, Porto EditoraDecreto-Lei 54 de 6 de julho de 2018Coelho, Diana Tereso (2019); Dificuldades de aprendizagem específicas: Dislexia, Disgrafia, Disortografia e Discalculia, Areal EditoresHow Children Learn 4 (eBook) from Steiner To Dewey - Theories And Approaches On How Children With Special Educational Needs Learn And Develop, de Shirley AllenProgramas e Manuais de Inglês dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico.


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-05-2024 (Sexta-feira) 17:30 - 19:00 1:30 Presencial
2 17-05-2024 (Sexta-feira) 19:00 - 20:30 1:30 Presencial
3 12-06-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 19:00 1:30 Presencial
4 12-06-2024 (Quarta-feira) 19:00 - 20:30 1:30 Presencial
5 19-06-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 19:00 1:30 Presencial
6 19-06-2024 (Quarta-feira) 19:00 - 21:30 2:30 Presencial
7 26-06-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 19:00 1:30 Presencial
8 26-06-2024 (Quarta-feira) 19:00 - 20:30 1:30 Presencial
9 03-07-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 19:00 1:30 Presencial
10 03-07-2024 (Quarta-feira) 19:00 - 20:30 1:30 Presencial


165

Ref. Cursonº 39 - 23/24 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-124968/24

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 13-05-2024

Fim: 18-06-2024

Regime: e-learning

Local: On-line

Formador

Mónica do Carmo Nascimento Aldeia

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial e Professores Bibliotecários

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial e Professores Bibliotecários. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial e Professores Bibliotecários.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Enquadramento

A Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente nas nossas vidas, tornando-se uma componente fundamental da sociedade atual. À medida que a IA evolui, surgem questões éticas e morais sobre como essa tecnologia deve ser usada e quais são seus possíveis impactos na sociedade. Ao adotar a IA na educação, é fundamental considerar essas questões éticas e garantir que os sistemas de IA sejam projetados e implementados com responsabilidade, transparência e equidade, com o objetivo de melhorar a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos. Com esta ação, pretende-se que os formandos desenvolvam propostas de atividades, cujo objetivo é capacitar a comunidade escolar, em especial as crianças e os jovens, para o uso ético das aplicações suportadas por IA numa perspetiva de integração curricular e transversalidade destas ferramentas.

Objetivos

Conhecer alguns dos conceitos sobre IA; Identificar diferentes tipos de IA; Conhecer diferentes aplicações generativas suportadas por IA (texto, imagem, música, vídeo, outras); Debater e refletir sobre os aspetos da IA e a Ética em contexto educativo; Identificar os grandes inconvenientes da IA; Desenvolver propostas de atividades, cujo objetivo é capacitar a comunidade escolar, em especial as crianças e os jovens, para o uso ético das aplicações suportadas por IA numa perspetiva de integração curricular e transversalidade destas temáticas.

Conteúdos

Módulo 1 | Introdução à IA (5 horas – 3 horas síncronas + 2 horas assíncronas) 1.1 Definição e história da IA 1.2 Conceitos sobre IA 1.3 Exploração dos diferentes tipos de IA Módulo 2 | Aplicações Generativas suportadas por IA (5 horas – 3 horas síncronas + 2 horas assíncronas) 2.1 O que são aplicações generativas suportadas por IA? 2.2 Exemplos de aplicações generativas suportadas por IA (texto, imagem, música, vídeo, outras). 2.3 Exploração de ferramentas IA generativas em contexto educativo. Módulo 3 | IA e a Ética (5 horas – 3 horas síncronas + 2 horas assíncronas) 3.1 Introdução à Ética da IA: Exploração dos princípios éticos e morais envolvidos no desenvolvimento, implementação e uso da IA. 3.2 Quais os grandes inconvenientes da IA? 3.3 Recomendações para o seu uso em contexto educativo. Módulo 4 | Projeto Educativo envolvendo IA generativa (5 horas - 3 síncronas + 2 horas assíncronas) 4.1 Definição de objetivos do projeto educativo de IA generativa e escolha do domínio criativo. 4.2 Experimentação e iteração com a(s) ferramenta(s). 4.3 Reflexão ética e social. Módulo 5 |Avaliação e Reflexão (5 horas – 3 horas síncronas + 2 horas assíncronas) 5.1. Apresentação, partilha e reflexão sobre as propostas de planos de intervenção desenvolvidos pelos formandos.

Metodologias

O curso irá decorrer na modalidade de e-Learning com 15h síncronas e 10h assíncronas. O formador irá recorrer a plataformas LMS (Moodle) e de videoconferência (Zoom) para dinamizar as sessões/planificar atividades, tendo em vista a sua aplicação com crianças e jovens em contexto educativo, utilizando os conteúdos explorados nas sessões, refletindo sobre a importância da integração curricular e da transversalidade destas temáticas. Atividades teóricas: ensino dirigido/semi-dirigido (discussão de conceitos, resultados de investigação e experiências de terreno); atividades dirigidas de leitura/reflexão; discussão. Atividades práticas: aprendizagem experiencial (no terreno, o que é abordado na ação, reflexão permanente ao longo do processo); aprendizagem cooperativa (contacto entre grupos, acompanhamento por parte do formador e apresentação, pelos formandos, do trabalho desenvolvido).

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei no 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho no 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10, conforme indicado no Despacho n.o 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. Tendo por base a participação/contributos bem com como a elaboração de um trabalho final de cada um dos formandos.

Bibliografia

Supporting global cooperation on artificial intelligence, United Nations: https://www.un.org/techenvoy/content/artificial-intelligenceArtificial Intelligence and Education, A critical view through the lens of human rights, democracy and the rule of law, Council of Europe: https://rm.coe.int/prems-092922-gbr-2517-ai-and-education-txt-16x24-web/1680a956e3Orientações Éticas para Educadores sobre a utilização de Inteligência Artificial (IA) e de Dados no Ensino e na Aprendizagem, Comissão Europeia: https://op.europa.eu/en/publication-detail/-/publication/d81a0d54-5348-11ed-92ed-01aa75ed71a1/language-enArtificial Intelligence and the future of education, European Commission: https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/en/ip_22_6338Beijing Consensus on Artificial Intelligence and Education, UNESCO: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000368303


Observações

Vagas - 15 Critérios orientadores de seleção: 1 - Vagas a distribuir pelos 7 Agrupamentos associados. 2 - Em caso de excesso de candidatos, terão prioridade os docentes ainda não selecionados para Ações de Formação no presente ano letivo. 3 - As candidaturas encerram no dia 08 de Maio de 2024 ou, em alternativa, em data anterior, se o número de candidatos atingir 30.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 13-05-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 19:30 1:30 Online síncrona
2 13-05-2024 (Segunda-feira) 19:30 - 21:00 1:30 Online síncrona
3 27-05-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 19:30 1:30 Online síncrona
4 27-05-2024 (Segunda-feira) 19:30 - 21:00 1:30 Online síncrona
5 31-05-2024 (Sexta-feira) 17:00 - 22:00 5:00 Online assíncrona
6 03-06-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 19:30 1:30 Online síncrona
7 03-06-2024 (Segunda-feira) 19:30 - 21:00 1:30 Online síncrona
8 07-06-2024 (Sexta-feira) 17:00 - 22:00 5:00 Online assíncrona
9 12-06-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 19:30 1:30 Online síncrona
10 12-06-2024 (Quarta-feira) 19:30 - 21:00 1:30 Online síncrona
11 18-06-2024 (Terça-feira) 18:00 - 19:30 1:30 Online síncrona
12 18-06-2024 (Terça-feira) 19:30 - 21:00 1:30 Online síncrona


166

Ref. Cursonº37-23/24 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-116610/22

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 06-05-2024

Fim: 12-06-2024

Regime: e-learning

Local: On-line

Formador

Ana Paula Rodrigues Vieira

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial e grupo de recrutamento 360

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial e grupo de recrutamento 360. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial e grupo de recrutamento 360.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Enquadramento

O enquadramento legal da educação inclusiva e as orientações sobre a recuperação das aprendizagens constituem um enorme desafio para novas práticas inclusivas em sala de aula, bem como novas metodologias que promovam as aprendizagens de todos os alunos. Assim, há que criar ambientes seguros e estimulantes nas escolas para que o diálogo, a reflexão e a partilha desbravem o caminho e orientem todos os agentes educativos para as mudanças a realizar. Esta ação de formação procura contribuir para uma reflexão crítica sobre os desafios da diversidade, bem como apoiar a operacionalização de práticas pedagógicas ajustadas para que os alunos sejam melhores aprendentes e o professor melhor ensinante, definindo com maior acuidade as ações bem como as evidências a identificar em contexto de sala de aula. A presente ação insere-se no processo de concretização do Projeto Educação Inclusiva 21-23 e do plano integrado para a recuperação das aprendizagens dos alunos do ensino básico e secundário, Plano 21|23 Escola+.

Objetivos

Explorar os documentos legislativos (DL n.º 54/2018 e 55/2018, PASEO, Aprend. Essenciais) e de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas pedagógicas mais inclusivas Consolidar o conhecimento sobre os modelos de enquadramento à operacionalização da educação inclusiva nas suas características essenciais Planear com intencionalidade estratégica, organizando a dinâmica pedagógica, conciliando as aprendizagens a desenvolver e as características de todos alunos (Desenho Universal para a Aprendizagem) Aprofundar o conhecimento sobre metodologias e estratégias pedagógicas inclusivas e inovadoras Consolidar a implementação do ciclo: Avaliar–Planear–Agir– Rever para a inclusão Promover a avaliação como parte integrante da gestão inclusiva do currículo e instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens Reforçar competências de trabalho colaborativo, reflexivo e de resolução de problemas entre os profissionais

Conteúdos

Módulo 1 - Impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas • Exploração de documentos legislativos (DL n.º 54/2018, DL n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e Aprendizagens Essenciais) de apoio à prática letiva de forma integrada, destacando-se a reflexão e a análise de práticas sobre: o os valores e princípios de base humanista, onde o aluno assume a centralidade da ação; o a gestão inclusiva, integrada, flexível e articulada do currículo; o o recurso a modelos de intervenção e modelos pedagógicos de resposta à diversidade e de promoção de uma educação de qualidade para todos os alunos; o a valorização da avaliação como parte integrante da gestão do currículo e instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens; o a voz dos alunos e das suas famílias, aumentando os seus níveis de participação. Módulo 2 - Ambientes educativos inclusivos - opções metodológicas • Práticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competências dos alunos. • Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno (Desenho Universal para a Aprendizagem). Módulo 3 – Gerir a diversidade em sala de aula • Gestão da diversidade em sala de aula atendendo à participação e aprendizagem efetivas de todos os alunos – partilha de práticas. • Mecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico, que conciliem as aprendizagens a desenvolver e as características de todos alunos. Módulo 4 – Avaliação como processo regulador do ensino e da aprendizagem • Caráter contínuo e sistemático da avaliação, ao serviço das aprendizagens, enquanto processo regulador do ensino e das aprendizagens. • Planificação intencional da avaliação formativa tendo como objetivos melhorar os resultados das aprendizagens e ajustar o processo de ensino. • O feedback como uma das dimensões indispensáveis à aplicação prática da avaliação formativa na sala de aula.

Metodologias

Nesta formação, em regime de frequência e-learning, serão abordados os conteúdos recorrendo a metodologias ativas de ensino e de aprendizagem. Será privilegiado o trabalho em pequeno e grande grupo com momentos de reflexão e de discussão restrita e alargada. Nas sessões, devem ser definidos tempos de partilha e de reflexão em torno das experiências e das práticas dos formandos, devendo o formador ter um papel ativo na ligação das práticas às políticas educativas de inclusão. Os docentes devem ser desafiados à revisão das suas práticas pedagógicas de acordo com os referenciais normativos em vigor. Elaboração de trabalho/reflexão final individual em função dos interesses e preferências dos formandos.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos.

Bibliografia

DGE (2018), Para uma educação inclusiva: Manual de Apoio à Prática Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/manual_de_apoio_a_pratica.pdf Acesso 02/02/2022Cosme, A., Lima L., Ferreira D., Ferreira N., Metodologias, métodos e situações de aprendizagem: propostas e estratégias de ação : ensino básico, ensino secundário,1ª ed. - Porto: Porto Editora, 2021.European Agency for Special Needs and Inclusive Education (2018), Key Actions for Raising Achievement, Guidance for Teachers and Leaders Disponível em https://www.european-agency.org/sites/default/files/Key%20Actions%20for%20Raising%20Achievement.pdf Acesso 02/02/2022Fernandes, D. (2021). Para uma Fundamentação e Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica no Âmbito do Projeto MAIA, Texto de Apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. Acesso 02/02/2022UNESCO (2022). REACHING OUT TO ALL LEARNERS: a resource pack for supporting inclusion and equity in education. Geneva: UNESCO – IBE. Disponível em: http://www.ibe.unesco.org/en/news/reaching-out-all-learners-resource-pack-supporting-inclusion-and-equity-education.


Observações

Vagas - 15 Critérios orientadores de seleção: 1 - Vagas a distribuir pelos 7 Agrupamentos associados (2 por Agrupamento). 2 - Em caso de excesso de candidatos, terão prioridade os docentes ainda não selecionados para Ações de Formação no presente ano letivo. 3 - As candidaturas encerram no dia 26 de Abril de 2024 ou, em alternativa, em data anterior, se o número de candidatos atingir 35.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-05-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 19:00 1:30 Online síncrona
2 06-05-2024 (Segunda-feira) 19:00 - 20:30 1:30 Online síncrona
3 09-05-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 19:00 1:30 Online síncrona
4 09-05-2024 (Quinta-feira) 19:00 - 20:30 1:30 Online síncrona
5 13-05-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 19:00 1:30 Online síncrona
6 13-05-2024 (Segunda-feira) 19:00 - 20:30 1:30 Online síncrona
7 16-05-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 19:00 1:30 Online síncrona
8 16-05-2024 (Quinta-feira) 19:00 - 20:30 1:30 Online síncrona
9 22-05-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 19:00 1:30 Online síncrona
10 22-05-2024 (Quarta-feira) 19:00 - 20:30 1:30 Online síncrona
11 29-05-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 19:00 1:30 Online síncrona
12 29-05-2024 (Quarta-feira) 19:00 - 20:30 1:30 Online síncrona
13 05-06-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 19:00 1:30 Online síncrona
14 05-06-2024 (Quarta-feira) 19:00 - 20:30 1:30 Online síncrona
15 12-06-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 19:00 1:30 Online síncrona
16 12-06-2024 (Quarta-feira) 19:00 - 20:30 1:30 Online síncrona


161

Ref. Oficinanº 35-23/24 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-121225/23

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 36.0 horas (18.0 horas presenciais + 18.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 29-04-2024

Fim: 12-06-2024

Regime: Presencial

Local: Escola Secundária de Albufeira (AE ALPOENTE) - Sala F1

Formador

José Manuel Baranito Gregório

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Enquadramento

O aperfeiçoamento constante das competências técnicas e pedagógicas que capacitem os docentes para o exercício das competências que lhe estão atribuídas, na atividade docente e noutras funções educativas, é sempre um factor a ter em conta. A folha de cálculo é uma ferramenta indispensável à organização e gestão das tarefas a desempenhar pelo professor. Com recurso a esta ferramenta é possível automatizar uma grande parte das tarefas, relacionadas com o tratamento de dados, sendo que, por vezes, ainda se realizam manualmente. Com a realização desta acção de formação pretende-se ultrapassar alguns constrangimentos na utilização da folha de cálculo e dotar os participantes com as necessárias competências básicas, visando mais eficácia nas funções exercidas.

Objetivos

A frequência desta acção dará aos participantes novas capacidades e saberes para repensarem as suas práticas na escola, de acordo com os seguintes objectivos: Utilizar as funcionalidades básicas da folha de cálculo; Analisar sistemas e problemas de modo a ser capaz de definir se é ou não adequada a aplicação da ferramente Excel e definir possíveis soluções com base nessa aplicação; Realizar projetos de trabalho no âmbito das disciplinas do seu currículo ou de carácter interdisciplinar; Promover a produção de matérias didáticos; Produzir/reproduzir instrumentos de trabalho relacionados coma actividade escolar; Incentivar a auto-formação através da aplicação/adaptação, em contexto, dos instrumentos de trabalho produzidos.

Conteúdos

Descrição geral da folha de cálculo – funcionalidades e descrição geral do Microsoft Office Excel Livros e folhas de cálculo Construção de tabelas Criar e formatar várias folhas de trabalho Introduzir e configurar informação Construir uma base de dados Usar filtros automáticos e avançados Utilizar fórmulas e funções Criação de gráficos e sua formatação Inserir gráficos Configurar a impressão de folhas de trabalho Aplicações práticas da folha de cálculo em contexto de ensino Integração do Microsoft Office Excel com outras ferramentas

Avaliação

Avaliação contínua tendo em conta os seguintes parâmetros: - Participação e empenhamento nas tarefas propostas – 25% - Produção de um Trabalho constituído pelos materiais e projectos desenvolvidos – 60% - Reflexão crítica - 15% A avaliação final será quantitativa numa escala de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC – 3/2007.

Bibliografia

Lopes, I. C; Pinto, M. P.; Microsoft Excel XP, Lisboa; Centro Atlântico. Lda, 2007Carvalho, A. (2017). Excel para Gestão. FCACosta, N. & Marques, P. (2014). Fundamental do Excel 2013. FCA


Observações

Vagas - 20 Critérios orientadores de seleção: 1 - Vagas a distribuir pelos 7 Agrupamentos associados. 2 - Em caso de excesso de candidatos, terão prioridade os docentes ainda não selecionados para Ações de Formação no presente ano letivo. 3 - As candidaturas encerram no dia 22 de Abril de 2024 ou, em alternativa, quando atinjam o nº máximo permitido (50).

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 29-04-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 19:00 1:00 Presencial
2 29-04-2024 (Segunda-feira) 19:00 - 21:00 2:00 Presencial
3 08-05-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 19:00 1:00 Presencial
4 08-05-2024 (Quarta-feira) 19:00 - 21:00 2:00 Presencial
5 22-05-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 19:00 1:00 Presencial
6 22-05-2024 (Quarta-feira) 19:00 - 21:00 2:00 Presencial
7 29-05-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 19:00 1:00 Presencial
8 29-05-2024 (Quarta-feira) 19:00 - 21:00 2:00 Presencial
9 05-06-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 19:00 1:00 Presencial
10 05-06-2024 (Quarta-feira) 19:00 - 21:00 2:00 Presencial
11 12-06-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 19:00 1:00 Presencial
12 12-06-2024 (Quarta-feira) 19:00 - 21:00 2:00 Presencial

Ref. Oficinanº 36-23/24 A decorrer

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-121225/23

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 36.0 horas (18.0 horas presenciais + 18.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 29-04-2024

Fim: 13-06-2024

Regime: Presencial

Local: ESPAMOL

Formador

Luís Filipe dos Santos Custódio

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Enquadramento

O aperfeiçoamento constante das competências técnicas e pedagógicas que capacitem os docentes para o exercício das competências que lhe estão atribuídas, na atividade docente e noutras funções educativas, é sempre um factor a ter em conta. A folha de cálculo é uma ferramenta indispensável à organização e gestão das tarefas a desempenhar pelo professor. Com recurso a esta ferramenta é possível automatizar uma grande parte das tarefas, relacionadas com o tratamento de dados, sendo que, por vezes, ainda se realizam manualmente. Com a realização desta acção de formação pretende-se ultrapassar alguns constrangimentos na utilização da folha de cálculo e dotar os participantes com as necessárias competências básicas, visando mais eficácia nas funções exercidas.

Objetivos

A frequência desta acção dará aos participantes novas capacidades e saberes para repensarem as suas práticas na escola, de acordo com os seguintes objectivos: Utilizar as funcionalidades básicas da folha de cálculo; Analisar sistemas e problemas de modo a ser capaz de definir se é ou não adequada a aplicação da ferramente Excel e definir possíveis soluções com base nessa aplicação; Realizar projetos de trabalho no âmbito das disciplinas do seu currículo ou de carácter interdisciplinar; Promover a produção de matérias didáticos; Produzir/reproduzir instrumentos de trabalho relacionados coma actividade escolar; Incentivar a auto-formação através da aplicação/adaptação, em contexto, dos instrumentos de trabalho produzidos.

Conteúdos

Descrição geral da folha de cálculo – funcionalidades e descrição geral do Microsoft Office Excel Livros e folhas de cálculo Construção de tabelas Criar e formatar várias folhas de trabalho Introduzir e configurar informação Construir uma base de dados Usar filtros automáticos e avançados Utilizar fórmulas e funções Criação de gráficos e sua formatação Inserir gráficos Configurar a impressão de folhas de trabalho Aplicações práticas da folha de cálculo em contexto de ensino Integração do Microsoft Office Excel com outras ferramentas

Avaliação

Avaliação contínua tendo em conta os seguintes parâmetros: - Participação e empenhamento nas tarefas propostas – 25% - Produção de um Trabalho constituído pelos materiais e projectos desenvolvidos – 60% - Reflexão crítica - 15% A avaliação final será quantitativa numa escala de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC – 3/2007.

Bibliografia

Lopes, I. C; Pinto, M. P.; Microsoft Excel XP, Lisboa; Centro Atlântico. Lda, 2007Carvalho, A. (2017). Excel para Gestão. FCACosta, N. & Marques, P. (2014). Fundamental do Excel 2013. FCA


Observações

Vagas - 20 Critérios orientadores de seleção: 1 - Vagas a distribuir pelos 7 Agrupamentos associados. 2 - Em caso de excesso de candidatos, terão prioridade os docentes ainda não selecionados para Ações de Formação no presente ano letivo. 3 - As candidaturas encerram no dia 22 de Abril de 2024 ou, em alternativa, quando atinjam o nº máximo permitido (50).

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 29-04-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 20:00 1:30 Presencial
2 29-04-2024 (Segunda-feira) 20:00 - 21:30 1:30 Presencial
3 06-05-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 20:00 1:30 Presencial
4 06-05-2024 (Segunda-feira) 20:00 - 21:30 1:30 Presencial
5 20-05-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 20:00 1:30 Presencial
6 20-05-2024 (Segunda-feira) 20:00 - 21:30 1:30 Presencial
7 27-05-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 20:00 1:30 Presencial
8 27-05-2024 (Segunda-feira) 20:00 - 21:30 1:30 Presencial
9 03-06-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 20:00 1:30 Presencial
10 03-06-2024 (Segunda-feira) 20:00 - 21:30 1:30 Presencial
11 13-06-2024 (Quinta-feira) 18:30 - 20:00 1:30 Presencial
12 13-06-2024 (Quinta-feira) 20:00 - 21:30 1:30 Presencial

Ref. 131ACD 16-23/24 Em avaliação

Registo de acreditação: CFAE-ALS - ACD nº 16-23/24

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 15-05-2024

Fim: 15-05-2024

Regime: Presencial

Local: Auditório do Convento São José

Formador

Mauro Jorge Guerreiro Figueiredo

Destinatários

Docentes do Concelho de Lagoa (Prioridade).

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Câmara Municipal de Lagoa

Enquadramento

Ação destinada a docentes em exercício de funções nos Agrupamentos e outras escolas do concelho de Lagoa.

Objetivos

1. Compreender o papel do professor no contexto da inovação pedagógica mediada por tecnologias; 2. Selecionar e integrar eficazmente recursos digitais na prática pedagógica; 3. Conhecer exemplos de práticas pedagógicas inovadoras mediadas por tecnologias e identificar princípios comuns e estratégias eficazes; 4. Refletir sobre a operacionalização das práticas de referência ao contexto próprio, considerando a inclusão de tecnologias.

Conteúdos

1. Princípios da Inovação Pedagógica Mediada por Tecnologia 2. Ferramentas e Recursos Digitais ao Serviço da Prática Pedagógica 3. Práticas de Referência no Âmbito da Inovação Pedagógica Mediada por Tecnologia

Avaliação

Os docentes deverão frequentar a totalidade das horas da ACD, adquirindo o direito a um Certificado de Participação.


Observações

Vagas - 60 As candidaturas encerram no dia 07 de Maio de 2024 ou, em alternativa, em data anterior, se o número de candidatos atingir a quantidade de 80.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-05-2024 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial

Ref. PND03-23/24 Em avaliação

Registo de acreditação: DGAE/1226/2024

Modalidade: Jornada

Duração: 6.0 horas

Início: 04-05-2024

Fim: 04-05-2024

Regime: Presencial

Local: Centro Pastoral de Pêra

Formador

Marília Alexandra Machado Dias

Mara Sofia Coelho Guerreiro

Destinatários

Pessoal Não Docente

Acreditado pelo

DGAE - Direção-Geral da Administração Escolar

Entidade formadora/Parceria

Agrupamento de Escolas Silves Sul

Enquadramento

Esta Ação, para Pessoal Não Docente, está integrada no VI Seminário Silves Sul.

Objetivos

Dotar o Pessoal Não Docente de ferramentas pedagógicas para a promoção do desenvolvimento infanto-juvenil saudável, em diferentes faixas etárias. Promover uma rede de parcerias nas áreas da educação e saúde, procurando prevenir e intervir em situações de instabilidade emocional e comportamental.

Conteúdos

Inclusão escolar: desafios e boas práticas. Na criança e no jovem, relação entre sono, aprendizagem e emoções. Diferentes estilos de parentalidade. Inteligência artificial vr inteligência emocional Competências sócio-emocionais. Desenvolvimento emocional das crianças e jovens. Formas de atuação das crianças e jovens em contexto individual e em grupo.

Avaliação

Formandos a avaliar numa escala de 0-20

Modelo

Questionários (Formandos e Formador). Relatório do Formador.

Bibliografia

Paias, T. (2014). Tenho medo de ir à escola. Esfera dos livros, 1ª edição. Paias, T. (2022). Laboratório de emoções, Oficina do Livro, 1.ª edição.


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-05-2024 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 04-05-2024 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial

Ref. ACDACD nº 13-23/24 Concluída

Registo de acreditação: CFAE-ALS - ACD nº 13-23/24

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 04-05-2024

Fim: 04-05-2024

Regime: Presencial

Local: Centro Pastoral de Pêra

Formador

Alexandre Manuel Maurício da Costa Dias

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Agrupamento de Escolas Silves Sul / CPCJ de Silves

Enquadramento

VI Seminário Silves Sul: Desafios do Desenvolvimento Infanto-Juvenil. Cooperar para educar!

Objetivos

Dotar os docentes e comunidade educativa de ferramentas pedagógicas para a promoção do desenvolvimento infanto-juvenil saudável, em diferentes faixas etárias; Promover a criação de uma rede de parceria nas áreas da educação e saúde, procurando prevenir e intervir em situações de instabilidade emocional e comportamental.

Conteúdos

Inclusão escolar: Desafios e boas práticas; Na criança e no jovem: Qual a relação entre o sono, aprendizagem e emoções?; Diferentes estilos de parentalidade (é no papel de filhos que aprendemos a ser humanos); Inteligência artificial Vr Inteligência emocional - Competências socioemocionais e desenvolvimento de carreira; Mediação de conflitos em contexto escolar - Gatilhos emocionais: O que nos faz disparar??

Metodologias

Seminário, com painéis diversos

Avaliação

Só serão certificados os docentes que, cumulativamente, se candidatem atempadamente no prazo estipulado, sejam previamente selecionados, assinem a Folha de Presenças e frequentem a totalidade das horas da ACD.

Modelo

A definir pelo Agrupamento de Escolas de Silves Sul

Bibliografia

Paias, Tania: Tenho medo de ir à Escola. Esfera dos Livros. 1ª edição. 2014 Correia, Tania: Laboratório de Emoções. Oficina do Livro. 1ª edição. 2022

Anexo(s)

Cartaz

Cartaz


Observações

Só serão certificados os docentes que, cumulativamente, se candidatem atempadamente no prazo estipulado, sejam previamente selecionados, assinem a Folha de Presenças e frequentem a totalidade das horas da ACD.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-05-2024 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 04-05-2024 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial