163

Desafios do Desenvolvimento Infanto-juvenil. Cooperar para Educar! turma PND 03-23/24

Apresentação

Esta Ação, para Pessoal Não Docente, está integrada no VI Seminário Silves Sul.

Destinatários

Pessoal Não Docente

Objetivos

Dotar o Pessoal Não Docente de ferramentas pedagógicas para a promoção do desenvolvimento infanto-juvenil saudável, em diferentes faixas etárias. Promover uma rede de parcerias nas áreas da educação e saúde, procurando prevenir e intervir em situações de instabilidade emocional e comportamental.

Conteúdos

Inclusão escolar: desafios e boas práticas. Na criança e no jovem, relação entre sono, aprendizagem e emoções. Diferentes estilos de parentalidade. Inteligência artificial vr inteligência emocional Competências sócio-emocionais. Desenvolvimento emocional das crianças e jovens. Formas de atuação das crianças e jovens em contexto individual e em grupo.

Avaliação

Formandos a avaliar numa escala de 0-20

Modelo

Questionários (Formandos e Formador). Relatório do Formador.

Bibliografia

Paias, T. (2014). Tenho medo de ir à escola. Esfera dos livros, 1ª edição. Paias, T. (2022). Laboratório de emoções, Oficina do Livro, 1.ª edição.

Anexo(s)

Formador

Marília Alexandra Machado Dias

Mara Sofia Coelho Guerreiro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-05-2024 (Sábado) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 04-05-2024 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
Início: 04-05-2024
Fim: 04-05-2024
Acreditação: DGAE/1226/2024
Modalidade: Jornada
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Centro Pastoral de Pêra