Desafios do Desenvolvimento Infanto-juvenil. Cooperar para Educar! turma 03-23/24
Apresentação
Esta Ação, para Pessoal Não Docente, está integrada no VI Seminário Silves Sul.
Destinatários
Pessoal Não Docente
Objetivos
Dotar o Pessoal Não Docente de ferramentas pedagógicas para a promoção do desenvolvimento infanto-juvenil saudável, em diferentes faixas etárias. Promover uma rede de parcerias nas áreas da educação e saúde, procurando prevenir e intervir em situações de instabilidade emocional e comportamental.
Conteúdos
Inclusão escolar: desafios e boas práticas. Na criança e no jovem, relação entre sono, aprendizagem e emoções. Diferentes estilos de parentalidade. Inteligência artificial vr inteligência emocional Competências sócio-emocionais. Desenvolvimento emocional das crianças e jovens. Formas de atuação das crianças e jovens em contexto individual e em grupo.
Avaliação
Formandos a avaliar numa escala de 0-20
Modelo
Questionários (Formandos e Formador). Relatório do Formador.
Bibliografia
Paias, T. (2014). Tenho medo de ir à escola. Esfera dos livros, 1ª edição. Paias, T. (2022). Laboratório de emoções, Oficina do Livro, 1.ª edição.
Formador
Marília Alexandra Machado Dias
Mara Sofia Coelho Guerreiro