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Produção e adequação de materiais pedagógicos a alunos com DAE na disciplina de Inglês turma nº 29-23/24

Apresentação

Com a aplicação de Dec. lei 54/2018, a educação inclusiva ganhou uma maior dimensão na prática pedagógica e didática nas várias áreas disciplinares, nomeadamente no Inglês. Aliás, tornou-se premente a adaptação de materiais para os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagens. Esta formação dá resposta à crescente necessidade dos docentes de Inglês terem recursos didáticos para a melhoria da qualidade do ensino inclusivo e dos resultados escolares. Com vista à produção dos recursos adequados a alunos com DAE, esta oficina é credível e útil, pois vai privilegiar a sua aplicação em contexto de aula. Assim, a formação terá de decorrer ao longo do ano letivo, dando tempo aos docentes para melhorarem as suas práticas e recursos entretanto produzidos, dando lugar também a períodos de reflexão sobre a sua aplicabilidade em contexto. Existe, ainda, uma grande necessidade nos agrupamentos de escolas, verificando-se um crescente número de alunos com DAE em todas as turmas. Há uma carência de recursos adequados a estes alunos pois existe um défice na formação inicial dos docentes adequada a estes alunos, particularmente na área de Inglês, visto ter sido implementada a disciplina no primeiro ciclo pelo decreto-lei nº 176/2014 e houve uma consequente alteração nos procedimentos de ensino com a introdução das aprendizagens essenciais e o novo perfil do aluno. Portanto, há a necessidade urgente de atualização para satisfazer a nova legislação, nomeadamente DL 54 e DL 55.

Destinatários

Professores dos Grupos 120, 220, 910, 920 e 930

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 120, 220, 910, 920 e 930. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 120, 220, 910, 920 e 930.

Objetivos

Definir DAE a partir da bibliografia específica, sua evolução. Identificar tipologias de DAE. Reconhecer alunos com DAE e metodologias específicas na área da disciplina de Inglês a implementar no cumprimento da educação inclusiva. Enquadrar o DL 54 de 2018 na educação inclusiva. Articular as Aprendizagens Essenciais na disciplina do Inglês e o Perfil do Aluno com o Decreto-lei nº 54. Sensibilizar o docente de Inglês para a flexibilização dos vários instrumentos de avaliação inclusiva. Capacitar os docentes de Inglês para a produção e adequação de materiais pedagógicos adequados aos alunos com DAE. Produzir materiais pedagógicos adequados aos alunos com dificuldades de aprendizagem específicas em contexto de sala de aula. Fornecer ferramentas para avaliar o aluno em função das suas características nas diferentes competências.

Conteúdos

Definição de DAE: história e atualidade. Tipologias de DAE. Metodologias específicas a implementar com alunos DAE.. Análise do DL 54 de 2018 seu enquadramento na ação. Articulação das Aprendizagens Essenciais na disciplina do Inglês e o Perfil do Aluno com o Decreto-lei nº 54 A diferenciação na educação/avaliação inclusiva. Orientações práticas para a produção e adequação de materiais pedagógicos adequados aos alunos com DAE. Ferramentas práticas para avaliar o aluno em função das suas características nas diferentes competências.

Avaliação

Participação:20% Relatório individual de reflexão da formação:20% Qualidade dos materiais produzidos: 50% Portefólio dos materiais e da reflexão sobre a aplicação dos materiais: 10% Nos termos da Carta Circular CCPFC - 3/2007, de Setembro de 2007, em todas as ações de formação contínua a iniciar a partir de 1 de Outubro, passa a ser atribuída aos Formandos uma classificação quantitativa na escala de 1 a 10 valores. O referencial da escala de avaliação/classificação é o seguinte: Insuficiente (de 1 a 4,9 valores), Regular (de 5 a 6,4 valores), Bom (de 6,5 a 7,9 valores), Muito Bom (de 8 a 8,9 valores), e Excelente (de 9 a 10 valores).

Bibliografia

Correia, Luís (2008); Inclusão e Necessidades Educativas Especiais: Um guia para educadores e professores, Porto EditoraDecreto-Lei 54 de 6 de julho de 2018Coelho, Diana Tereso (2019); Dificuldades de aprendizagem específicas: Dislexia, Disgrafia, Disortografia e Discalculia, Areal EditoresHow Children Learn 4 (eBook) from Steiner To Dewey - Theories And Approaches On How Children With Special Educational Needs Learn And Develop, de Shirley AllenProgramas e Manuais de Inglês dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico.

Formador

Paula Isabel Simão Dias Espírito Santo

Início: 17-05-2024
Fim: 03-07-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-121495/23
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 30 h
Local: Escola Secundária de Albufeira

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