Material pedagógico - Aprender com Histórias turma n.º 06-23/24
Apresentação
Esta ação na modalidade de oficina irá proporcionar aos educadores de infância a aquisição de diversas técnicas para contar histórias, de uma forma lúdica, dinâmica e atrativa, desenvolvendo a criatividade, o sentido estético e a liberdade de expressão, através de diferentes manifestações artísticas e culturais. Pretende-se que esta ação contribua para a renovação dos saberes teóricos e práticos dos docentes do grupo 100, indo ao encontro das necessidades e interesses manifestados pelos mesmos, contribuindo assim para a qualidade profissional e para um maior sucesso educativo.
Destinatários
Educadores de Infância (Grupo 100)
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância (Grupo 100). Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância (Grupo 100).
Objetivos
Esta oficina tem como objetivo geral dar a conhecer e criar os recursos/técnicas do Kamishibai e do livro instantâneo na exploração da narração de histórias no jardim de infância. Pretende permitir que através da utilização da linguagem do Kamishibai e do livro instantâneo, estes se apresentem como recursos pedagógico no contar/criar de histórias enquanto veículos de aprendizagens. O kamishibai "teatro de papel" é uma forma de contar histórias que teve origem em templos budistas japoneses no século XII e que consiste numa sequência de pranchas ilustradas que vão deslizando num pequeno palco em cartão ou madeira com três portas. Os livros instantâneos são construídos a partir de uma única folha, sem agrafos ou costuras. Trata-se de uma técnica simples, na qual a materialidade do objeto livro contribui e/ou participa da narrativa do texto e da imagem. Cada participante irá experimentar a conceção de um Kamishibai, um flanelógrafo e um livro instantâneo, através de modelos propostos, propícios também a uma criação original. Serão apresentados exemplos de Kamishibais e de livros instantâneos, como Na casa deles, realizado por Priscilla Ballarin e Edith Chacon.
Conteúdos
- O Kamishibai história e conceito O processo de construção de um Kamishibai Criação e Experimentação de um Kamishibai, com aplicação prática ao Jardim de Infância - O Libro Instantaneo - conceito O processo de construção do livro instantâneo Criação e experimentação de um livro individual, com aplicação prática ao Jardim de Infância - o Flanelógrafo conceito O processo de construção de um Flanelógrafo Criação e Experimentação de um Flanelógrafo, com aplicação prática ao Jardim de Infância - Conversa de partilhas da experiência.
Avaliação
A avaliação será efectuada de acordo com os seguintes parâmetros: Participação - 40 % Trabalho autónomo produzido - 45 % Reflexão final Individual (obrigatória) - 15 %
Bibliografia
Cid, L. F. (2009). El «kamishibaï» como recurso didáctico en el aula de educaciòn infantil y primaria : una experiencia educativa : Propuestas para un entendimiento oriente occidente. Bordòn 61 (4), 141-149.Vernetto, G. (2018). Le kamishibaï ou théâtre dimages : Mode demploi ». Éducation et sociétés plurilingues, 44, 9-21Say, A. (2006). Le bonhomme kamishibaï. Paris : École des Loisirs, Collection Lutin Poches.Lefebvre, A. (2019). Techniques dartistes pour livres denfants. Roche sur Linotte : Éditions Migrilude.SMITH; Ester K., How to make books, Potter Craft, 2007, N.Y.
Formador
Anabela Silva Furet
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 16-11-2023 (Quinta-feira) | 16:00 - 18:00 | 2:00 | Presencial |
2 | 23-11-2023 (Quinta-feira) | 16:00 - 18:00 | 2:00 | Presencial |
3 | 30-11-2023 (Quinta-feira) | 16:00 - 18:00 | 2:00 | Presencial |
4 | 06-12-2023 (Quarta-feira) | 16:00 - 18:00 | 2:00 | Presencial |
5 | 11-01-2024 (Quinta-feira) | 16:00 - 18:00 | 2:00 | Presencial |
6 | 29-02-2024 (Quinta-feira) | 15:30 - 18:30 | 3:00 | Presencial |