Concepção de Ações de Formação (Contributos) turma nº 31-23/24
Apresentação
A Oficina de Formação é uma modalidade de formação contínua cujo fim é a concepção, a construção e a operacionalização quer de metodologias e técnicas quer de instrumentos, recursos e produtos pedagógicos e/ou didácticos com vista a resolver problemas concretos e devidamente identificados ao nível da escola e/ou da sala de aula. No quadro do aperfeiçoamento da intervenção educativa dos/as formandos/as, que assim se pretende alcançar, deverão sempre ser asseguradas (i) a aplicabilidade e a funcionalidade concretas e práticas de tais metodologias e materiais e (ii) o desenvolvimento de uma reflexão cuidada sobre o conjunto dos procedimentos conexos e envolvidos. Sendo a formação contínua essencial para o desenvolvimento sócio-profissional dos docentes, importa por isso que, a nível de cada Agrupamento e do CFAE em geral, os formadores dominem os procedimentos e técnicas essenciais para a implementação de Ações de Formação.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Reflexão sobre as práticas de formação no CFAE e agrupamentos associados; Partilha de conhecimentos / práticas entre os docentes envolvidos; Dotar cada formador com os conhecimentos / técnicas essenciais para a implementação de ações de formação, de acordo com as normas do CCPFC e as normas internas em vigor no CFAE; Facilitar a implementação da formação na área de intervenção do CFAE. Criação de novas Ações de Formação.
Conteúdos
1 - Enquadramento normativo Análise de legislação relativa à formação contínua de professores e de pessoal não docente; Análise de Normas / Cartas Circulares do CCPFC relativas à formação de pessoal docente; Análise de documentação da DGE e da DGAE relativa à formação de pessoal não docente; Modalidades de formação e suas características específicas; As áreas de formação e suas características específicas; As áreas de acreditação dos formadores; 2 - Concepção de Ações de Formação: Impressos de acreditação e procedimentos de acreditação.
Avaliação
A avaliação dos formandos obedece aos seguintes critérios: Participação / Interesse - 30 %; Trabalhos desenvolvidos nas sessões presenciais - 20 % Tarefas desenvolvidas em horas de trabalho autónomo - 35 % Reflexão final individual - 15 %
Bibliografia
Campos, B. (2013) Políticas Docentes - Formação e Avaliação. Edição: Mais Leituras EditoraConceição, S. (2012). Da intencionalidade de um modelo de formação à sua concretização num Centro de Formação do Algarve. O caso da formação contínua (1992/2007). Tese de Doutoramento. Lisboa, ULHTLegislação diversa relativa à Formação Contínua de Professores / Normas e Cartas Circulares do CCPFCDe Ketele, J.M. et all (1988). Guia do Formador. Instituto Piaget, Horizontes Pedagógicos.Ferrão, L. & Rodrigues, M. (2012). Formação Pedagógica de Formadores. Lídel
Formador
Marília Alexandra Machado Dias
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 07-05-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 20-05-2024 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 28-05-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 04-06-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 13-06-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |