MATERIAIS E TÉCNICAS DE EXPRESSÃO PLÁSTICA no Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico turma nº 22-23/24

Apresentação

A acão decorre das transformações curriculares da “Área de Educação Artística”, com enfoque nas novas Orientações Curriculares do pré-escolar, nas Aprendizagens Essenciais do 1º ciclo, no atual Perfil dos Alunos e na reconfiguração das matrizes curriculares no âmbito do projeto de “Autonomia e Flexibilidade Curricular”. Estas opções, obrigam a uma maior responsabilização dos professores na adequação, gestão e organização do ensino aprendizagem e na integração das componentes técnicas, estéticas e científicas da expressão plástica. Neste contexto, propõe-se um curso que enquadre os aspetos psicopedagógicos inerentes ao processo de ensino aprendizagem da educação artística e promova o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais, através de práticas experimentais, trabalho colaborativo e metodologias ativas para utilização em sala de aula.

Destinatários

Docentes dos Grupos 100, 110

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos Grupos 100, 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos Grupos 100, 110.

Objetivos

Abordar os referenciais curriculares com sentido inovador e na procura de respostas educativas que potenciem a aplicação integrada de conhecimentos, capacidades eatitudesassim como, de processos, instrumentos e linguagens técnicas e estéticas. Proporcionar um conjunto de ações práticas susceptíveis de aprofundar domínios operativos, reflexivos e didácticos que possibilitem: - a apropriação das linguagens especificas da educação artística; -o desenvolvimento da perceção visual e da educação do olhar e do ver. - o desenvolvimento da capacidade expressiva e a adequada manipulação de suportes e instrumentos; - a utilização criativa de diferentes metodologias ajustadas à ação educativa. Sensibilizar os professores para atividades com potencialidades criativas, através de uma diversidade de explorações plásticas.

Conteúdos

• Orientações Curriculares: (3 horas) - Aspectos sócio - pedagógicos - (competências específicas; componentes estruturantes da área artística; - Tendências da acção pedagógica nas áreas artísticas – (a educação para a arte, pela arte, visual, visual e técnica …) - Orientações metodológicas - (natureza interdisciplinar da área; abordagens de aprendizagem ativa em sala de aula - articulação entre as aprendizagens essenciais e os restantes documentos curriculares em vigor; desenvolvimento de processos criativos e de resolução de problemas.) • Expressão, comunicação e representação visual: (4 horas) - Realização de exercícios de desenho e exploração plástica - (desenho como atitude expressiva dos modos de ver, sentir e ser; desenho como um método de invenção e registo de ideias e utopias; - Ilustração/composição bidimensional utilizando uma diversidade de efeitos plásticos. • Desenvolvimento de um projeto de intervenção: (15 horas) - Realização plástica bidimensional de um Poster Criativo coletivo; - Identificação das áreas de pesquisa, meios de expressão, suporte, materiais e tecnologias específicas; - Conformação de materiais, aspectos estruturais e comunicacionais na construção sistemas de impressão de movimento; - Avaliação do(s) produto(s) e memória descritiva (3 horas) • Conceitos e técnicas chave, (no desenvolvimento do projeto): Elementos da expressão e comunicação visual na exploração plástica do poster: - Elementos definidores da forma, (linha, plano, volume, textura, cor, estrutura): - Utilização expressiva dos elementos da forma. - Organização/composição de espaços bidimensionais. - Domínio da comunicação visual – composição, relação figura - fundo, proporção, etc. - Materiais como meio de expressão – tintas (acrílico), pastel, colagem e revestimento de superfície, foto colagem, etc. Animação de alguns elementos formais constitutivos do painel

Metodologias

• Apresentação das Orientações Curriculares e Pressupostos Metodológicos; análise e recensão crítica de textos; proposta de atividade em grupo e debate– sessãoTeórica/Prática3H • “EU e os meus Sentidos”Realização de exercícios individuais de desenho de observação explorando todos os sentidos. • “EU e a minha Imagem” Realização deatividades experimentaisde desenho, pintura,(técnicas mistase acidentais) impressão,foto colagem, visando ailustração/composição/desconstruçãode autorretrato/perfil psicológico – sessão Teórica/Prática4H. • “EU e os Outros” Realização plástica bidimensionalde um Poster Criativo coletivo, a partir de uma temática dada e do método CadavreExquis(numa primeira fase, pela exploração plástica individual e, numa segunda fase, através da composição/síntese das partes num poster final – sessão Prática 15H • Apresentação em plenário do poster realizado: avaliação do processo de trabalho, (memória descritiva) – sessão Teórica3H

Avaliação

Avaliação Contínua. Observação da participação nos trabalhos e organização do portfolio. Observação da participação na realização do projeto e elaboração da memória descritiva. A avaliação quantitativa dos formandos a utilizar será numa escala de 1 a 10 valores e a atribuição de um número de créditos, de acordo com o registo de acreditação do CCPFC, considerando-se classificação positiva a partir de 5 valores na escala mencionada, sendo que se estipula classificação de 5 a 6,4 valores para um aproveitamento Regular; 6,5 a 7,9 para um aproveitamento Bom; 8 a 8,9 para um aproveitamento Muito Bom; 9 a 10 para um, aproveitamento excelente

Bibliografia

Alencar, E., Faria, M. & Fleith, D. (2010). Medidas de criatividade: teoria e prática. Porto Alegre: Artemed. Anderson, L. W., et al. (2014). A Taxonomy for learning, teaching, and assessing: a revision of Bloom’s. Essex: Pearson Education Limited.BARRETT, M. 83 Educação em Arte: Ed. Presença Currículo para o Século XXI: Aprendizagens Essenciais, ME, 2017 Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Essenciais: ME, DEB, 91 Design and Technological Activity - Framework for Assessment. London: DE&S-AP, 87Fernandes, A. (2010). Criação de um ateliê de Expressão Plástica no 1º Ciclo do Ensino Básico Martins, J.A. (2009). Metacognição, Criatividade e Emoção na Educação Visual e Tecnológica:Contributos e orientações para a formação de alunos com sucesso. Morais, M.F. & Bahia, S. (Orgs.), (2008). Criatividade: conceito, necessidades e intervenção. Braga: Psiquilibrios Edições.Perfil de competências após 12 anos de escolaridade, ME, 2017 Programa para a promoção da inclusão, ME, 2017 READ, H. 82 Educação pela Arte. London: Ed.70 ROLDÃO, M. 99 Gestão Curricular – Fundamento e Prática: ME, DEB SILVA, A. SANPAYO, I. & GOMES, C. 93 Áreas Visuais e Tecnológicas. Lisboa: Texto Ed.SOUSA, R. 95 Didáctica da Educação Visual. Lisboa: UA UNESCO ICT Competency Framework for Teachershttp://unesdoc.unesco.org/images/0021/002134/213475e.pdf Ministry of Education of Canada (2016). 21st Century Competencies: Foundation Document for Discussion

Formador

Anabela Silva Furet

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-03-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
2 21-03-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
3 11-04-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
4 09-05-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
5 16-05-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
6 06-06-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
7 12-06-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
8 13-06-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
Início: 14-03-2024
Fim: 13-06-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-112328/21
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária de Albufeira (Alpoente)