Línguas - Concertação de atitudes, procedimentos pedagógicos e de avaliação. turma nº 19-23/24
Apresentação
Existe necessidade de conhecer, produzir e saber aplicar os instrumentos (recorrendo, por exemplo, às novas tecnologias, essenciais à lecionação). Torna-se pertinente concertar materiais, estratégias e metodologias de ensino entre professores do mesmo departamento, de modo a fomentar a troca de experiências e saberes, que culminará no enriquecimento pessoal e profissional. Esta Oficina constitui-se, assim, como um tempo/espaço de exploração de conteúdos através da produção de materiais auxiliares à docência, de avaliação dos alunos e da criação de um espaço comum de trabalho e partilha de documentos e materiais didáticos. A partilha dos materiais produzidos tornar-se-á um recurso importante para todos, contribuindo para uma melhoria das competências de lecionação nos seus campos científico - pedagógicos.
Destinatários
Professores de Línguas dos grupos 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340 e 350.
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Línguas dos grupos 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340 e 350.. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Línguas dos grupos 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340 e 350..
Objetivos
- Concertação de atitudes e procedimentos pedagógicos entre os diversos grupos de lecionação; - Manuseamento de algumas aplicações e programas informáticos, tais como Excel, Word, Moodle, Sky Drive, Google Drive. - Produção de materiais didáticos e de avaliação comuns para a prática letiva (testes, fichas, apresentações de conteúdos em diversos suportes, grelhas de avaliação); - Partilha dos materiais produzidos e reflexão conjunta. - Troca de experiências entre professores do mesmo departamento; - Consolidação do espírito de grupo e da capacidade de interagir; - Desenvolvimento das capacidades científico-pedagógicas; - Alteração de práticas letivas; - Fomento da autoestima e da autoconfiança dos professores.
Conteúdos
- Análise dos conteúdos programáticos das áreas curriculares de Línguas; - Estratégias comuns na lecionação dos conteúdos programáticos e na sua avaliação; - Tecnologias de informação e comunicação para a produção de materiais pedagógicos e de avaliação; - Aplicações e programas informáticos, tais como Excel, Word e Sky Drive; - Produção de materiais didáticos e de avaliação comuns para a prática letiva (testes, fichas, apresentações de conteúdos em diversos suportes, grelhas de avaliação); - Partilha dos materiais produzidos e reflexão conjunta.
Avaliação
- Avaliação Quantitativa, na escala de 1 a 10 valores, de acordo com critérios e indicadores definidos pelo CFAE: - Processo de formação (participação nas sessões presenciais) 40 % - Produto da formação (construção de material didático, para aplicação em sala de aula - 40 % - Reflexão Crítica Individual - 20 %
Bibliografia
Manuais escolares (5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos). Bibliografia específica.Programas, do Ensino Básico, de Português, Francês, Inglês, Alemão e Espanhol.
Formador
Fernanda Maria Nobre Lamy Jerónimo
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 05-03-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 12-03-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 09-04-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 23-04-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 07-05-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 14-05-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |