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Introdução ao Golfe no 2º / 3º ciclo e secundário turma nº 24-23/24

Apresentação

O Golfe é uma modalidade em desenvolvimento em Portugal, no entanto o nosso país tem uma das mais baixas taxas de praticantes da Europa face à sua população e á quantidade de campos de golfe existentes. Portugal e em especial o Algarve possui características ideais para a prática desta modalidade desportiva, na zona onde se insere este Centro de Formação (Albufeira, Lagoa e Silves) existem campos e espaços bem importantes, com caraterísticas ímpares para a prática e para o ensino. Por outro lado, o Golfe tem características educativas relevantes no contexto da aprendizagem escolar. A modalidade contém valores pedagógicos essenciais para crianças e jovens proporcionando o desenvolvimento de muitas competências e recursos, em muitos planos. No plano motor, a sua prática desenvolve a destreza, a coordenação, a precisão gestual e a velocidade de execução e reação. No domínio cognitivo, desenvolve a tomada de decisão, a concentração, a antecipação, a apreciação de trajetórias, a análise de jogo e a elaboração de uma estratégia. No domínio afetivo, desenvolve a motivação, a gestão da oposição e dos resultados, a cooperação com os outros e o autocontrolo. Simultaneamente, a prática do Golfe, promove: - o respeito pelas regras e por todos os intervenientes; - a valorização do trabalho e do esforço individual e coletivo; - a integração e a inclusão, enquanto modalidade onde não existe confronto físico, adequada a rapazes e raparigas, com ou sem deficiência física e mental.

Destinatários

Professores dos Grupos 260 e 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620.

Objetivos

Consciencializar das caraterísticas e potencialidades da modalidade; Aquisição de conhecimentos específicos sobre gestos técnicos de Golfe; Desenvolver estratégias e metodologias de implementação da atividade nas aulas de golfe no desporto escolar ou de educação física; Criar exercícios/situações/guiões de apoio à implementação do Golfe nas escolas. Desenvolver nos professores autonomia para o aprofundamento do conhecimento e prática da modalidade.

Conteúdos

Apresentação do projeto e organização e planeamento da ação (1 hora) TryGolf (“indoor” e “outdoor”) (2 horas) Introdução dos fundamentos técnicos básicos na sequência de ensino do “Putting”, “Chipping” e “Pré-swing”: (12 horas) Pontaria; Pega e Postura; Posição dos pés “stance”; Alinhamento e Posição da bola; Avaliação (1hora)

Metodologias

As sessões presenciais serão caracterizadas pela realização de atividades teórico/praticas a realizar pelos formandos, num total de 15 horas. As sessões serão de caráter predominantemente prático, com alguns momentos expositivos/demonstrativos. As atividades serão planeadas de modo a introduzir novos conceitos que serão explorados pelos formandos, proporcionando uma metodologia de aprendizagem por execução de tarefas. Os exemplos apresentados serão sempre relacionados com situações reais do jogo de golfe. As atividades realizadas serão orientadas no sentido de explorar situações em contexto de treino e de jogo. A apresentação de resultados consistirá na realização de exercícios práticos. A exposição e exemplificação dos temas serão feitas com recurso a modelos práticos, de modo a que os formandos visualizem situações reais de aprendizagem.

Avaliação

A avaliação centrar-se-á no trabalho dos formandos ao longo da ação de formação. Para operacionalizar esta abordagem, serão considerados os seguintes aspetos: Domínio das atitudes – 30% (Participação, Empenho, pontualidade e Relacionamento) Domínio do conhecimento – 60% (Teste escrito (20%) + Atividades práticas propostas (40%). Reflexão final individual (Obrigatória) - 10% Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado na Carta Circular CCPFC – 3/2007 – setembro de 2007, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pela DGE e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. 1 a 4,9 valores – Insuficiente, 5 a 6,4 valores – Regular; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 8 a 8,9 valores – Muito Bom; 9 a 10 valores – Excelente.

Bibliografia

Manual PGA – O Golfe na Escola – Um novo desafio – Nível 1 (Federação Portuguesa de Golfe)Bagnoli, G. (2008). Novo Guia do Golfe Técnica - Regras - Preparação física - Equipamentos. Editorial Presença.Newell, S. (2010). Golfe - Manual Completo. Livraria Civilização Editora.

Formador

Domingos José Coelho Bastos Quádrio

Carlos Jorge de Jesus Caldeira Gomes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-05-2024 (Sábado) 09:00 - 11:00 2:00 Presencial
2 11-05-2024 (Sábado) 11:00 - 14:00 3:00 Presencial
3 18-05-2024 (Sábado) 14:00 - 16:00 2:00 Presencial
4 18-05-2024 (Sábado) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
5 25-05-2024 (Sábado) 14:00 - 16:00 2:00 Presencial
6 25-05-2024 (Sábado) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
Início: 04-05-2024
Fim: 18-05-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-119957/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: Campo de Golfe da Amendoeira - Alcantarilha / Silves