Utilização de ferramentas WEB no processo Ensino-Aprendizagem turma nº 30-23/24

Apresentação

A presença/uso das tecnologias na escola é acompanhada pela necessidade de aumentar a proficiência do seu manuseamento, mas também para que possam ser dinamizadas atividades de ensino/aprendizagem motivantes, desenhando e reinventando processos ágeis utilizando novos tempos, formas e espaços, aumentando o significado e eficácia das aprendizagens. Atualmente, um professor não pode ignorar a importância das tecnologias de informação e comunicação no quotidiano e no futuro dos seus alunos. Deve então estar preparado para esta realidade, adquirindo e utilizando os conhecimentos necessários para ir ao encontro dos interesses e necessidades dos alunos. A WEB disponibiliza um infindável número de ferramentas que poderão ser utilizadas em contexto de sala de aula. Nesta ação apostar-se-á na familiarização dos formandos com diversos aplicativos digitais que podem servir de inspiração para a idealização de cenários, histórias e atividades inovadoras a implementar na escola.

Destinatários

Professores de ensino básico, secundário, educação especial e educadores de infância

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de ensino básico, secundário, educação especial e educadores de infância. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores de ensino básico, secundário, educação especial e educadores de infância.

Objetivos

No final desta ação de formação, os formandos deverão ser capazes de utilizar, de forma eficiente, as ferramentas apresentadas, em contexto de formação. Esta ação de formação tem também como objetivos: • Conhecer as diferentes formas de participação nos projetos com a utilização das TIC; • Favorecer a emergência de novas práticas pedagógicas ao nível dos professores, potenciando os benefícios das plataformas LMS na renovação de contextos de aprendizagem; • Experimentar tecnologias e recursos digitais passíveis de apoiar atividades de aprendizagem ativa, nomeadamente na utilização de ferramentas da web 2.0; • Capacitar os professores para a utilização de metodologias inovadoras com as TIC; • Contribuir para criar dinâmicas de trabalho colaborativo e que favoreçam a partilha. • Promover a participação ativa dos professores na adequação e construção de recursos educativos a aplicar em sala de aula. • Refletir de forma crítica sobre a aplicação das práticas pedagógicas, centradas no aluno, em contexto escolar e analisar as potencialidades que daí advêm.

Conteúdos

Os conteúdos do curso de formação encontram-se organizados em 3 módulos: Módulo 1: (4 horas) • Breve apresentação dos conteúdos e metodologia e explicitação dos critérios de avaliação dos formandos; (1 hora) • Evolução da Web; (1 hora) • A utilização de Plataforma LMS. (2 horas) Módulo 2: (14 horas) • Ferramentas web 2.0 e Apps para Ambientes Educativos Inovadores (Ferramentas de apresentação eletrónica online; Construção de Mapas Mentais; Realidade aumentada; Redes sociais, Blogs e Fóruns; Comunidades de aprendizagem online; Armazenamento, edição de documentos e colaboração online) (11 horas) • Práticas pedagógicas inovadoras com TIC. (3 horas) Módulo 3: (7 horas) • Apresentação de exemplos; (1h30min) • Exploração de uma atividade de aprendizagem; (1h30min) • Partilha/discussão de práticas pedagógicas inovadoras com TIC desenvolvidas pelos professores. (3h30min) • Avaliação do Curso de Formação. (30 minutos)

Metodologias

Serão aplicadas metodologias que caraterizam os cursos de formação: metodologias expositivas (sessões) e dialógicas (debates). Nesse contexto metodológico, os conteúdos da ação serão explorados recorrendo a metodologias participativas e apelativas, com recurso a ferramentas web 2.0, a vídeos, apresentações multimédia, imagem/textos, entre outros, onde cada formando tem um papel central promovendo o isomorfismo de práticas. A primeira sessão será destinada à apresentação dos formandos, dos formadores e da ação. As duas últimas sessões serão dedicadas à apresentação e partilha final da atividade implementada e reflexão final. Nas restantes sessões de trabalho conjunto serão abordados os conteúdos da formação, envolvendo a exemplificação e/ou demonstração da aplicabilidade prática dos conteúdos, discussão e reflexão, enquadramento pedagógico, e propostas de resolução de tarefas.

Avaliação

De acordo com o RJFC – DL 22/2014, de 11 de fevereiro - e nos termos dos nºs 5 e 6, do artigo 4.º do Despacho 4595/2015, de 6 de maio, a avaliação dos formandos é expressa numa classificação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, de acordo com as menções definidas no ponto 6 do mesmo diploma e é atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação: - Envolvimento e qualidade nas atividades/tarefas das sessões presenciais – 25% - Trabalhos individuais/grupo (60%) – Os formandos, ao longo das sessões, realizarão e apresentarão trabalhos, utilizando as ferramentas trabalhadas na ação, e um trabalho final, onde deverá ser apresentada a planificação de uma aula em que se utilize, pelo menos, uma das ferramentas apresentadas na ação de formação e a implementação da(s) ferramentas escolhidas. - Relatório crítico individual (escrito) – 15% Nota: As faltas dos participantes são limitadas a um terço das horas de formação.

Bibliografia

• Avaliação de aprendizagens em ambientes online: o contributo das tecnologias Web 2.0. VI Conferência Internacional de TIC no I Encontro Internacional TIC e Educação 299 Educação (p. 1772). Braga: Universidade do Minho.• Cosme, Ariana (2018). Autonomia e Flexibilidade Curricular - Propostas e Estratégias de Ação - Ensino Básico e Ensino Secundário. Porto Editora.• COSTA, F. A., PERALTA, H., & VISEU, S. (2007). As TIC na Educação em Portugal - Concepções e Práticas. Porto: Porto Editora, Lda.• Drago-Severson, E. & Pinto, K. (2006). School leadership for reducing teacher isolation: Drawing from the well of human resources. International journal of leadership education, 9, 2, 129-155.• Eison, J. (2010). Using Active Learning Instructional Strategies to Create Excitement and Enhance. Disponível em: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.456.7986erep=rep1etype=pdf

Formador

Carla Maria Moreira de Sousa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-04-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 19-04-2024 (Sexta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
3 24-04-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
4 26-04-2024 (Sexta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
5 29-04-2024 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
6 03-05-2024 (Sexta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
7 10-05-2024 (Sexta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
8 17-05-2024 (Sexta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
9 24-05-2024 (Sexta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
10 31-05-2024 (Sexta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Presencial
Início: 17-04-2024
Fim: 31-05-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-124189/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Armação de Pêra, Escola EB23 Dr. António da Costa Contreiras