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A Importância dos jogos tradicionais no ensino básico (1º e 2º ciclos) turma nº 32-23/24

Apresentação

O jogo é essencial no processo de formação dos jovens. Esta importante atividade começa logo em tenra idade (1ª e 2ª infância). Existe a consciência que é um recurso fundamental para se estruturar o processo educativo dos jovens, pois permite de forma simples e exequível melhorar várias áreas, como por exemplo: a vertente psicomotora; cognitiva e socioafetiva. De acordo com vários autores (Neto, 1998, Constança, 1998; Guilherme, 2004; Mendes et al, 2015), os jogos tradicionais também podem oferecer uma leitura transversal, que abrange a vertente educacional, e que se projeta na estrutura formativa e pode inclusive prolongar-se até aspetos enraízados na nossa cultura, transversalizar-se para dimensões internacionais. Permite igualmente estar presente em todo o processo de desenvolvimento ao longo da vida. Uma perspetiva a explorar no nosso meio, pois os alunos que fazem parte do nosso agrupamento, têm origens, nas mais diversas partes do globo. E assim, em termos comparativos, pode observar-se como o jogo constitui elo genuíno entre culturas provenientes de diferentes etnias. Igualmente os jogos tradicionais, permitem a partilha de ideias, de tradições, de afetos, do património lúdico-motor de diferentes gerações (crianças e jovens; pais; avós), e deste modo humanizar e tornar mais próximos e solidários as diferentes gerações.

Destinatários

Professores dos Grupos 110 e 260

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110 e 260. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110 e 260.

Objetivos

Dar a conhecer o património lúdico-cultural dos jogos tradicionais; Colocar em evidência os fatores psicomotores desenvolvidos pelos jogos tradicionais; Realizar um levantamento junto dos familiares dos alunos sobre os jogos tradicionais; Elaborar um portfolio dos jogos tradicionais praticados no agrupamento; Realizar um encontro final em que vão ser realizados os jogos tradicionais.

Conteúdos

A Natureza do jogo; A Importância do jogo no processo formativo da criança; História dos jogos tradicionais; Levantamento dos jogos tradicionais praticados em diferentes regiões. O processo do “Know-how” acerca da aplicabilidade dos jogos tradicionais. Elaboração de uma sessão de jogos em que se pretende realizar transfer de conteúdos alusivos ao programa.

Avaliação

1 - Participação ativa nas sessões (20 %) 2 - Avaliação contínua: elaboração de um portfolio em que o formando junta o maior número de jogos tradicionais junto dos familiares dos seus alunos, com o máximo detalhe, informação pertinente: origens, evolução da regras e por quem são praticados os referidos jogos tradicionais (20 %) 3 - Realização de um encontro final sobre os jogos tracionais, com a inclusão da comunidade educativa do agrupamento (20 %) 4 - Execução de uma sessão prática com a respetiva turma, em que se aplicam conteúdos lecionados, como por exemplo: estudo do meio; matemática ou português com base nos jogos tradicionais (20%) 5 - Reflexão Final Individual (20 %)

Bibliografia

Guilherme, J. (2003). Sensações, Jogos Tradicionais e Motricidade na Criança. Desporto, Investigação & Ciência. Revista Científica da Escola Superior de Desporto de Rio Maior.Guilherme, J. (2010). A Importância da Motricidade no Desenvolvimento Global da Criança. Estratégias de Intervenção. ISMAT EdiçõesSantos,, P. (2006). Brincar com Tradição. Câmara Municipal de Alportel

Formador

José Francisco Nunes Guilherme

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 29-04-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
2 06-05-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
3 20-05-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
4 03-06-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
5 17-06-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
6 24-06-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
7 01-07-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
8 11-07-2024 (Quinta-feira) 09:30 - 13:30 4:00 Presencial
Início: 29-04-2024
Fim: 11-07-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-124984/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Escola EB23 de Ferreiras