A Importância dos jogos tradicionais no ensino básico (1º e 2º ciclos) turma nº 32-23/24
Apresentação
O jogo é essencial no processo de formação dos jovens. Esta importante atividade começa logo em tenra idade (1ª e 2ª infância). Existe a consciência que é um recurso fundamental para se estruturar o processo educativo dos jovens, pois permite de forma simples e exequível melhorar várias áreas, como por exemplo: a vertente psicomotora; cognitiva e socioafetiva. De acordo com vários autores (Neto, 1998, Constança, 1998; Guilherme, 2004; Mendes et al, 2015), os jogos tradicionais também podem oferecer uma leitura transversal, que abrange a vertente educacional, e que se projeta na estrutura formativa e pode inclusive prolongar-se até aspetos enraízados na nossa cultura, transversalizar-se para dimensões internacionais. Permite igualmente estar presente em todo o processo de desenvolvimento ao longo da vida. Uma perspetiva a explorar no nosso meio, pois os alunos que fazem parte do nosso agrupamento, têm origens, nas mais diversas partes do globo. E assim, em termos comparativos, pode observar-se como o jogo constitui elo genuíno entre culturas provenientes de diferentes etnias. Igualmente os jogos tradicionais, permitem a partilha de ideias, de tradições, de afetos, do património lúdico-motor de diferentes gerações (crianças e jovens; pais; avós), e deste modo humanizar e tornar mais próximos e solidários as diferentes gerações.
Destinatários
Professores dos Grupos 110 e 260
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110 e 260. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110 e 260.
Objetivos
Dar a conhecer o património lúdico-cultural dos jogos tradicionais; Colocar em evidência os fatores psicomotores desenvolvidos pelos jogos tradicionais; Realizar um levantamento junto dos familiares dos alunos sobre os jogos tradicionais; Elaborar um portfolio dos jogos tradicionais praticados no agrupamento; Realizar um encontro final em que vão ser realizados os jogos tradicionais.
Conteúdos
A Natureza do jogo; A Importância do jogo no processo formativo da criança; História dos jogos tradicionais; Levantamento dos jogos tradicionais praticados em diferentes regiões. O processo do Know-how acerca da aplicabilidade dos jogos tradicionais. Elaboração de uma sessão de jogos em que se pretende realizar transfer de conteúdos alusivos ao programa.
Avaliação
1 - Participação ativa nas sessões (20 %) 2 - Avaliação contínua: elaboração de um portfolio em que o formando junta o maior número de jogos tradicionais junto dos familiares dos seus alunos, com o máximo detalhe, informação pertinente: origens, evolução da regras e por quem são praticados os referidos jogos tradicionais (20 %) 3 - Realização de um encontro final sobre os jogos tracionais, com a inclusão da comunidade educativa do agrupamento (20 %) 4 - Execução de uma sessão prática com a respetiva turma, em que se aplicam conteúdos lecionados, como por exemplo: estudo do meio; matemática ou português com base nos jogos tradicionais (20%) 5 - Reflexão Final Individual (20 %)
Bibliografia
Guilherme, J. (2003). Sensações, Jogos Tradicionais e Motricidade na Criança. Desporto, Investigação & Ciência. Revista Científica da Escola Superior de Desporto de Rio Maior.Guilherme, J. (2010). A Importância da Motricidade no Desenvolvimento Global da Criança. Estratégias de Intervenção. ISMAT EdiçõesSantos,, P. (2006). Brincar com Tradição. Câmara Municipal de Alportel
Formador
José Francisco Nunes Guilherme
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 29-04-2024 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 06-05-2024 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 20-05-2024 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 03-06-2024 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 17-06-2024 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 24-06-2024 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 01-07-2024 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 11-07-2024 (Quinta-feira) | 09:30 - 13:30 | 4:00 | Presencial |