A importância da alfabetização motora do jovem turma nº 08-23/24

Apresentação

Necessidade de formação identificada a nível de Agrupamento associado.

Destinatários

Professores dos Grupos 260 e 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Consciencializar da importância do desenvolvimento de competências a nível percetivo-motor no desenvolvimento global dos jovens; Adquirir competências sobre o desenvolvimento motor na segunda infância e adolescência; Desenvolver estratégias para operacionalizar o desenvolvimento motor dos alunos na escola; Saber da importância do transfer da motricidade para outras áreas do conhecimento; Situar a importância do jogo no desenvolvimento global da criança;

Conteúdos

Apresentação da estrutura da ação; avaliação inicial dos(as) formandos(as); delimitação concetual: alfabetização motora; aprendizagem; crescimento; estratégias de ensino; jogo; habilidades motoras; maturação; tarefa motora e transfer. O desenvolvimento biopsicossocial; etapas do desenvolvimento motor da criança; para uma nova conceção de desenvolvimento motor; como trabalhar as vertentes psicomotoras da criança; sessões práticas para crianças com diferentes idades; a segurança nas atividades e espaços lúdico-desportivos; a didática da educação física na criança; elaboração de planos de aula; a importância do jogo; os jogos tradicionais.

Metodologias

Exposição em painel; debate; trabalho de grupo; visionamento de filmes didático-pedagógicos; resolução de situações problema; estudo caso; narração e partilha de experiências vivenciadas sobre a temática do desenvolvimento percetivo motor; especialistas convidados sobre a temática. Fichas teórico-práticas de trabalho. Elaboração de um relatório de reflexão crítica sobre a temática da alfabetização percetivo-motora, com base na experiência profissional e nas aprendizagens obtidos na ação de formação.

Avaliação

Trabalho a solicitar: Trabalho sobre estratégias de alfabetização motora, face ao contexto de ensino que lecionam. Estilo de letra: Times new roman; tamanho de letra 14; escrever entre 2500 a 40000 palavras. Modelo de redação do artigo APA, 7ª edição. Avaliação contínua tendo em conta os seguintes parâmetros: - Participação e empenhamento nas tarefas propostas – 25% - Produção de um Trabalho constituído pelos materiais e projectos desenvolvidos – 60% - Reflexão crítica - 15% A avaliação final será quantitativa numa escala de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC – 3/2007.

Bibliografia

Guilherme, J. (2010). A Importância da Motricidade no Desenvolvimento Global da Criança. Estratégias de Intervenção. Portimão: Ismat Edições, Grupo LusófonaGuilherme, J. (2011). Horizontes Pedagógicos. Subsídios para o acto educativo. Albufeira: Centro de Formação de Professores dos Concelhos de Albufeira, Lagoa e Silves.Guilherme, J. (2016). A Alfabetização Motora do Jovem. Fundamentos para a emergência das habilidades desportivas. Portimão: Arandis EditoraHaibach, P. S.; Reid, G. & Collier, D. H. (2011). Motor Learning And Development. Canada: Human KineticsNeto, C. (1996). Motricidade e Jogo na Infância. São Paulo: Editora Sprint

Formador

José Francisco Nunes Guilherme

Início: 13-12-2023
Fim: 21-12-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-120324/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola EB23 de Ferreiras