Novas formas de relacionamento – desafio dos docentes para as novas tecnologias turma nº 03-23/24
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Dotar os docentes de conjunto de saberes teórico-práticos fulcrais para a promoção e mediação da leitura junto dos jovens; - Proporcionar o conhecimento e a discussão de um variado acervo representativo da produção editorial nacional e estrangeira para a juventude; - Fomentar estratégias para a melhoria das próprias atividades e projetos de promoção e mediação da leitura e da escrita.
Conteúdos
Definição dos conceitos de: - promoção e mediação da leitura; - adolescência. Reflexão acerca da experiência pessoal e profissional com adolescentes. Papel do mediador. Experiências (de leitura e de vida) prévias dos leitores adolescentes. Criação de ambientes leitores. Análise de um acervo variado e de qualidade para leitores jovens. Estratégias de promoção e mediação do livro e da leitura. Como criar projetos continuados com públicos jovens. A literatura como mola para o pensamento crítico, espelho e horizonte largo e fascinante.
Observações
Só serão certificados os docentes que, cumulativamente, se candidatem atempadamente no prazo estipulado, sejam previamente selecionados, assinem a Folha de Presenças e frequentem a totalidade das horas da ACD.