Aprendizagem motora do saber andar de bicicleta em meio escolar. Manutenção e mecânica básica da bicicleta. turma nº 47-22/23
Apresentação
O crescente fornecimento de bicicletas às escolas por parte do ministério da educação e autarquias, provoca novos desafios aos professores no ensino de uma nova atividade, considerando ainda que os alunos vivem cada vez mais em contexto urbano e sem acesso regular à bicicleta como meio de locomoção e lazer.
Destinatários
Professores dos Grupos 260 e 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620.
Objetivos
Dotar os professores de competências que facilitem o ensino/aprendizagem do padrão motor saber andar de bicicleta, da educação rodoviária e educação para a cidadania nas suas escolas. Dotar os professores de conhecimentos práticos que permitam a resolução de problemas mecânicos e afinações nas bicicletas.
Conteúdos
Apoiar os professores que implementam actividades com velocípedes; Avaliar, prescrever e controlar exercício no Ciclismo; Planear treino técnico correlacionado, técnica de condução e propulsão, condições de realização e tática. Sensibilizar os participantes para a problemática da sustentabilidade ambiental, sedentarismo e obesidade infantil; Implementar os eixos de atuação e as dinâmicas velocipédicas, no âmbito escolar; Planear e implementar atividades com recurso a velocípedes com o modelo pedagógico definido.
Metodologias
Debates, trabalho de grupo e resolução de situações problema na prática com as bicicletas. Uso correto da ferramentas necessárias A) a bicicleta como meio de: - locomoção; - lazer; - combate ao sedentarismo e obesidade; - facilitador de outras aprendizagens motoras. B) Manuseamento prático da bicicleta e resolução dos seus problemas mecânicos. Planificação das progressões necessárias para a aquisição do padrão motor saber andar de bicicleta em segurança.
Avaliação
Avaliação contínua tendo em conta os seguintes parâmetros: - Participação e empenhamento nas tarefas propostas 15 % - Resolução de problemas mecânicos - 35 % - Planificação de progressões pedagógicas - 35 % - Reflexão crítica - 15% A avaliação final será quantitativa numa escala de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC 3/2007.
Bibliografia
Pavelka, E. (2004). Ciclismo - Saúde e boa forma. Edições Europa-AméricaSpurrier, B. & Beaumont, C. (2018) - Grande Manual de Reparação e Manutenção de Bicicletas. Texto Editores
Formador
José Francisco Nunes Guilherme