Metodologia e prática do Ensino a Distância, da teoria à prática com recurso à utilização da plataforma Google Classroom turma nº 46-22/23
Apresentação
O ensino a distância é uma modalidade de ensino, que se constitui como uma alternativa para os alunos impossibilitados de frequentar presencialmente a escola, alicerçada na integração das TIC nos processos de ensino e aprendizagem. Tal como acontece no ensino presencial, a utilização da tecnologia requer planeamento e adequação ao objetivo que o professor pretende atingir: enviar ou receber documentos, promover o trabalho colaborativo entre os alunos, realizar avaliação formativa e fornecer feedback sobre a mesma, entre outros. Os professores devem selecionar cuidadosamente as aplicações com que vão trabalhar e utilizá-las de forma correta, de modo a rentabilizar o seu tempo na recolha das tarefas realizadas pelos alunos e na devolução da informação sobre as aprendizagens adquiridas. Esta ação tem como objetivo dotar os professores com conhecimentos para lecionar na modalidade ensino à distância, apresentando ferramentas e recursos que os possam auxiliar nessa tarefa.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.
Objetivos
Executar os procedimentos necessários para preparar um ambiente de trabalho para o ensino à distância Trabalhar com a plataforma de gestão de aprendizagens Google Classroom Conceber atividades de aprendizagem que permitam a recolha de elementos de avaliação
Conteúdos
1.Apresentação da formadora e dos formandos - 1 hora 2.Apresentação da ação: objetivos, conteúdos e avaliação-30 m 3.Preparação do computador para o ensino à distância. 30 m 4.Escolha do browser mais adequado. 30 m 5.Utilização correta do email. 30 m 6.Apresentação do Google G Suite-30 m 7. Trabalho colaborativo com o Google Drive - 1 hora 8.Trabalho com o Google Classroom - 1 hora 9.Recolha de elementos de avaliação - 3 horas 10. Realização de auto avaliação - 3 horas 11.Respeito pelos direitos de autor - 30 m 12.Avaliação e auto-avaliação da ação de formação - 3 horas
Metodologias
Sessões de formação teóricas; Sessões de formação práticas; sessões de formação teórico-práticas com recurso à utilização de plataformas digitais.
Avaliação
Teste de avaliação final, resposta múltipla, classificado na escala de 1 a 10.Respeito integral pelos regulamentos que enquadram a formação contínua de professores, nomeadamente o RJFCP e as cartas circulares sobre a avaliação da formação de professores emanadas pelo CCPFC e por CCPFC/DGAE.
Bibliografia
ALMEIDA, M. Formando professores para atuar em ambientes de aprendizagem interativos e colaborativos [Em linha]. 2000. [Consult. 2015-12-03]. Disponível na internet: http://www.nave.pucsp.br/doc/formando.doc><URL: .COSTA, F.; CRUZ, E.; VIANA, J. Recursos educativos para uma aprendizagem autónoma e significativa. Algumas características essenciais. In Libro de Actas do XI Congresso International Galego-Português de Psicopedagoxia, 2011, p. 1609-1615.DIAS, Ana Augusta Silva; GOMES, Maria João (coord.) E-learning para e-formadores. Guimarães: TecMinho/Gabinete de Formação Contínua da Universidade do Minho, 2004.GOMES, M. J. Desafios do e-learning: do conceito às práticas. In. Atas do VIII congresso galaico-português de psicopedagogia/org. S. A. Leandro, D. S. Bento. Braga: Universidade do Minho, 2005, p. 66-76.SAMPAIO, A. Uma abordagem ao e-learning na formação profissional: estratégias para o sucesso de modelos de aprendizagem assíncronos, sem sistema de tutoria. Tese de Mestrado: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2011.
Formador
Luís Fernando Bernardo Conduto