Novas formas de relacionamento – desafio dos docentes para as novas tecnologias turma nº 26-22/23
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.
Objetivos
Refletir acerca das novas formas de nos relacionarmos; As especificidades dos relacionamentos e os desafios para a escola; Sugestão de atividades que promovam relacionamentos saudáveis;
Conteúdos
Os relacionamentos ao longo dos anos; conteúdos e reflexões; As novas tecnologias e as relações pessoais; reflexões e constatações; O desenvolvimento da adolescência, as tecnologias e as redes sociais; implicações e medidas de prevenção; O papel da educação e do professor nos relacionamentos e na gestão dos conflitos online e offline.
Observações
Só serão certificados os docentes que, cumulativamente, se candidatem atempadamente no prazo estipulado, sejam previamente selecionados, assinem a Folha de Presenças e frequentem a totalidade das horas da ACD.