Iniciação à Canoagem na Escola turma nº 39-22/23

Apresentação

Face à excelência dos resultados internacionais alcançados nos últimos anos e à visibilidade e mediatismo que os mesmos tiveram, a Canoagem está numa fase de crescimento exponencial, com uma procura e adesão cada vez maior por parte dos jovens. Portugal apresenta condições ímpares para a prática da modalidade, havendo uma consciencialização crescente, por parte de entidades e autarquias, para o retorno positivo que a aposta nesta modalidade pode ter para o país. A aposta nesta modalidade está também a estender-se às escolas, com a criação de mais Centros de Formação Desportiva e de um maior número de Grupos-Equipa. Se, até agora, não era comum as escolas serem adeptas dos desportos de ar livre e de contacto com a natureza, esta tendência está a sofrer uma inversão. O valor formativo da Canoagem, pessoal, ecológico, físico, psicológico e social, como modalidade que permite o contacto entre praticantes num convívio saudável com a natureza, tem sido cada vez mais valorizado. A adesão dos alunos das várias escolas tem sido enorme e, em colaboração com os Clubes locais, começa-se a notar os resultados do bom trabalho que tem sido efetuado. A aprendizagem e treino da Canoagem exigem um trabalho e conhecimento específico, que a maioria dos professores não possui. A FPC propõe-se disponibilizar os meios necessários para garantir a formação desses professores, possibilitando assim a melhoria da capacidade de intervenção pedagógica dos docentes que são responsáveis pelos Grupos-Equipa e Centros de Formação de Canoagem já existentes e a possibilidade de proliferação de mais núcleos de Desporto Escolar pelo país.

Destinatários

Professores dos Grupos de Recrutamento 260 e 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 260 e 620.

Objetivos

1. Formação de novos núcleos e Centros de Formação de Desporto Escolar: - Dar formação aos docentes; - Apresentar a Canoagem à comunidade escolar; - Ser intermediário nas relações e protocolos estabelecidos entre as Escolas e os Clubes. 2. Desenvolvimento de competências e conhecimentos dos docentes responsáveis por Grupos-Equipa de Canoagem e Centros de Formação Desportiva de Desportos Náuticos já existentes: - Conhecer as várias especialidades da Canoagem; - Conhecer as bases metodológicas que orientam o treino da Canoagem; - Construir uma unidade didática de Canoagem tendo em conta as progressões pedagógicas abordadas; - Definir os objetivos do treino da Canoagem para os vários escalões etários.

Conteúdos

SESSÕES TEÓRICAS (7 horas) Sessão n.º 1 – 4 horas - Apresentação da modalidade; - Canoagem Federada em Portugal; - A Canoagem na Escola e no Desporto Escolar; - Enquadramento e Regulamentos da Canoagem no Desporto Escolar e no Desporto Federado. Sessão n.º 2 – 3 horas - O processo de ensino-aprendizagem da Canoagem; - Técnica de Pagaiada e situações de aprendizagem; - Segurança; - Progressões pedagógicas. SESSÕES PRÁTICAS (18 horas) - Iniciação ao Kayak (pressupostos e técnica básica de propulsão); - Progressões pedagógicas; - Iniciação ao Kayak de competição; - Exercícios de equilíbrio, posição base e técnica de Pagaiada.

Metodologias

A formação terá uma carga horária total de 25 horas, das quais 7 serão teóricas e 18 práticas. Nas sessões teóricas, será dada a formação teórica de base, fundamental para a compreensão e aplicação prática dos conteúdos inerentes à iniciação e prática da modalidade. As sessões práticas terão como objetivo fundamental transmitir os conteúdos inerentes à iniciação da Canoagem, passando pela vivência prática dos vários de alguns desses conteúdos e exercícios.

Avaliação

A avaliação de cada formando será realizada sob o princípio da avaliação contínua, tendo em conta os seguintes parâmetros e ponderações: - Participação; - Realização das Tarefas nas Sessões (40%); - Prova de Conhecimentos; - Trabalho/Projeto Final; - Reflexão Crítica/Relatório Individual (60%). Certificação: - Aplicação das Escalas Quantitativa (1 a 10 valores) e Qualitativa previstas no ECD e orientações subjacentes. A avaliação inferior a 5 implica a não atribuição de certificado; - Regime de Faltas / Presenças - Assistência a, no mínimo, 2/3 do total das horas de formação.

Bibliografia

Federação Portuguesa de Canoagem. Manual do Monitor de Canoagem. PortoFederação Portuguesa de Canoagem (2008). Metodologia do Treino Desportivo na Canoagem – do planeamento à execução. PortoSzanto & Henderson (2004). ICF Flatwater Coach Manual, Level 1 – Canoe & Kayak. Internacional Canoe Federation. Madrid.

Início: 11-03-2023
Fim: 29-03-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-119504/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Rio Arade