Compreensão da leitura turma nº 38-22/23
Apresentação
Aquisição, atualização, alargamento e aprofundamento de conhecimentos científicos e pedagógico-didáticos relacionados com o desenvolvimento de competências nos Domínios da Leitura, Escrita e Gramática, através de estratégias e metodologias centradas no aluno, enquanto construtor das suas próprias aprendizagens e do conhecimento, e capaz de refletir.
Destinatários
Professores dos Grupos 200, 210, 220 e 300
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220 e 300. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220 e 300.
Objetivos
Incentivar a autoformação; Incentivar a prática de investigação; Incentivar e promover a inovação educacional; Dar resposta a necessidades de formação identificadas; Fomentar o intercâmbio e a divulgação de experiências pedagógicas.
Conteúdos
1. O processo de compreensão de leitura; 2. Ingredientes que determinam a construção de um Leitor; 3. Da decifração de palavras à compreensão do texto; 4. Estratégias a ensinar explicitamente para desenvolver a fluência de leitura.
Metodologias
Exposição; Discussão orientada; Demonstração; Brainstorming; Aprendizagem colaborativa. Desenvolver uma Oficina de Leitura para o ensino de uma obra de leitura obrigatória constante nas AE de Português.
Avaliação
Participação nas sessões 45% Produção de materiais 30% Relatório / Reflexão Final 25% Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos.
Bibliografia
Morais, J. (1997). A Arte de Ler. Lisboa: Cosmos.Sim-Sim, I. (org) (2006). Ler e Ensinar a Ler. Porto: Edições ASA.Viana, F. L. & Teixeira, M. (2002). Aprender a Ler: Da aprendizagem informal à aprendizagem formal. Porto: Edições ASA.Solé, Isabel(1992). Estrategias de lectura. Barcelona. Editora Graó Editorial/ICE/Univ. Barcelona.
Formador
Miguel Nuno Freire de Vasconcelos Gusmão