Utilização de LMS em contextos de aulas à distância, presencial ou misto turma nº 29-22/23

Apresentação

Com a necessidade emergente de se trabalhar com os alunos num ensino à distância, algumas plataformas digitais (LMS) permitiram criar uma ponte de ligação entre professores e alunos. Plataformas estas que incluem uma série de ferramentas de comunicação, trabalho colaborativo e avaliação que podem ser usadas por alunos e professores. Cada Agrupamento de Escolas optou por utilizar alguma(s) destas plataformas que emergiram, nomeadamente Google Classroom, Moodle ou Microsoft Teams, tendo os seus professores a necessidade de melhor aproveitarem os recursos e atividades disponibilizados por estas plataformas neste novo paradigma de “ensino à distância”. Apesar de ter sido utilizada num contexto de ensino à distância, também poderá ser utilizada como um apoio ao ensino presencial ou misto (b-learning), que poderá ser uma forma de ultrapassar alguns dos desafios que se avizinham. Uma vez que “Educar no século XXI exige a perceção de que é fundamental conseguir adaptar-se a novos contextos e novas estruturas, mobilizando as competências, mas também estando preparado para atualizar conhecimento e desempenhar novas funções” (DGE, 2017, p. 13), pretende-se que os professores utilizem ferramentas e estratégias para lecionar na modalidade ensino a distância ou misto (b-learning), apresentando tecnologias educativas que os possam auxiliar na sua ação pedagógica no âmbito do ensino, aprendizagem e avaliação pedagógica.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

1 - Criar e dinamizar um ambiente de trabalho para o ensino a distância; 2 - Trabalhar com tecnologias educativas com vista à promoção do sucesso escolar; 3 – Utilizar as funcionalidades de um LMS ; 4 – Utilizar as ferramentas do ecossistemas disponivel na escola; 5 – Aplicar estratégias de ensino em vários contextos (presencial, distância ou misto); 6 - Promover a utilização de estratégias de aprendizagem ativa com recurso às tecnologias com o objetivo de incrementar o envolvimento dos alunos e a qualidade das aprendizagens.

Conteúdos

Ferramentas de apoio à criação de conteúdos; Características do G Suite Educação; Criação e gestão de espaço virtual; Gestão de alunos; Organização dos conteúdos; Disponibilização de recursos; Disponibilização de atividades; Comunicação entre alunos e professor Criação de questionários para avaliação; Avaliação de atividades; Cenários de utilização da plataforma; Ferramentas de videoconferência; Gestão de ficheiros na cloud;

Metodologias

Sessões onde serão apresentados os conteúdos de referência através de: - uma componente mais teórica que adotará uma metodologia mais expositiva, centrada na transmissão de conteúdos, e uma metodologia demonstrativa e interrogativa, assumindo uma abordagem dialógica e de interação entre formador e formandos; - uma componente prática que irá privilegiar uma dinâmica ativa, centrada na simulação e metodologia de aprendizagem por execução de tarefas.

Avaliação

A avaliação traduz-se numa classificação final quantitativa, na escala de 1 a 10, expressa através do referencial de menções qualitativas previstas no nº 2 do artigo 46º do ECD e de acordo com a Carta Circular CCPFC-3/2007. A aprovação no curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas da ação. Avaliação contínua baseada nos seguintes itens gerais: - Participação nas sessões síncronas (20%); - Conteúdos produzidos (60%); - Relatório de reflexão crítica (20%).

Bibliografia

Alves, T. A. S. (2009). Tecnologia de Informação e Comunicação nas escolas: da idealização à realidade. Dissertação de mestrado em ciências da educação. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.Sampaio, A (2011). Uma abordagem ao e-learning na formação profissional: estratégias para o sucesso de modelos de aprendizagem assíncronos, sem sistema de tutoria. Tese de Mestrado: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2011.DGE (2020). Roteiro. 8 Princípios Orientadores para a Implementação do Ensino a Distância (E@D) nas Escola.OCDE (2020). Global action for a global crisis. Education responses to covid-19: Embracing digital learning and online collaboration.Costa, F. & Peralta, H. & Viseu, S. (2008). As TIC na Educação em Portugal Concepções e Práticas. Porto, Porto Editora

Formador

Carlos Alberto Soares Machado Nunes

Início: 18-01-2023
Fim: 20-03-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-122347/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: None