Rede de partilha de/na formação contínua turma nº 36-22/23
Apresentação
Com o intuito de articular a comunicação/procedimentos e informação entre os diversos agrupamentos associados ao CFAE, pretende-se com este Círculo de Estudos estabelecer uma rede de partilha entre os diversos elementos da seção de formação e monitorização participantes, bem como entre formadores e elementos das equipas diretivas. Será um momento de debate, reflexão, interacção e investigação sobre a formação contínua, as necessidades sentidas em cada realidade educativa e a importância da formação para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem-avaliação promovido em cada sala de aula. Face ao exposto, pretende-se com esta ação, destinada a equipas directivas, responsáveis do Plano de Formação dos Agrupamentos e/ou formadores, promover competências que lhes permitam transmitir e por em práticas instrumentos, conhecimentos, técnicas, guiões, actualizados e adequados a cada uma das realidades educativas em que se movimentam.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Identificar, analisar e reflectir sobre a Legislação em vigor relativa à Formação Contínua de Professores; Consciencializar para a importância de formação continua na mudança de práticas pedagógicas e de atitudes docentes em sala de aula; Refletir sobre a perspetiva formativa da avaliação do plano de formação e da formação continua frequentada pelos docentes do agrupamento como processo de melhoria de práticas pedagógicas de planeamento e avaliação, como suporte da intencionalidade educativa na gestão do currículo de cada disciplina.
Conteúdos
1. Quadro legal de suporte formação contínua de pessoal docente e não docente. 2. A importância da formação continua como motor para a mudança de metodologias e práticas de sala de aula. 3. Práticas de formação no CFAE e planos de formação dos agrupamentos associados. 4. Planear, analisar e avaliar a formação promovida. 5. Hipóteses de temas a abordar: - Funcionamento da Secção de Formação e Monitorização do CFAE - 3 horas; - A Avaliação de Alunos - 3 horas; - A Avaliação da formação - 3 horas: - Escola Inclusiva - 3 horas; - Transição Digital - 3 horas. - Educação artística - 3 horas.
Metodologias
Partilha de conhecimento das/os formandas/os sobre as temáticas em análise, promovendo a reflexão e melhoria das práticas. Sistematização das diversas práticas e experiências partilhadas, para que as mesmas sejam devidamente enquadradas pelas Cartas Circulares do CCPFC, DGE, DGAE e legislação em vigor. Consensualização, organização e formulação de propostas de roteiros / guiões para a avaliação da implementação da formação.
Avaliação
Participação nas sessões (dinâmica da participação e qualidade das intervenções) 25% Apresentação dos trabalhos desenvolvidos ao longo do curso 25% Portefólio com a recolha dos trabalhos realizados ao longo da formação e complementado com um plano de ação e da sua avaliação 35% Reflexão sobre a ação - 15%
Bibliografia
Legislação e normativos em vigor relativos à formação continua.Caetano, A. (Coord). (2007). Avaliação da Formação. Estudos em Organizações Portuguesas. Lisboa, Livros Horizonte.Campos, B. (2013) Políticas Docentes - Formação e Avaliação. Edição: Mais Leituras EditoraDocumentação do Projeto MAIA, da DGEDocumentação relativa ao Plano de Transição Digital
Formador
Marília Alexandra Machado Dias
Mónica do Carmo Nascimento Aldeia