Técnicas pedagógicas e digitais para mobilização nas aulas de Geografia turma Ação 22-22/23

Apresentação

A concretização desta ação de formação na modalidade de oficina constituirá um conjunto de oportunidades para construção e operacionalização de metodologias e recursos pedagógicos mais integrados no dia-a-dia das aulas de Geografia. Propõe-se a promoção de uma consciência pedagógica dinâmica e inovadora no que respeita às novas tecnologias no espaço da sala de aula da disciplina. Pretende-se que, no decorrer da ação-oficina, haja o domínio dos métodos e das técnicas pedagógicas digitais para atualizar o interesse dos alunos pelo conhecimento geográfico. Haverá o desenvolvimento de tarefa de tal ordem diversificadas que irão atuar nos diversos contextos, modalidades, níveis e situações de aprendizagem, com recurso a diferentes estratégias, métodos, técnicas e instrumentos de formação e avaliação e estabelecerá uma relação pedagógica diferenciada e dinâmica junto dos seus formandos ou indivíduos, de forma a favorecer-lhes a aquisição de conhecimentos e competências.

Destinatários

Professores do Grupo 420

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 420. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 420.

Objetivos

a) promover uma gestão do espaço da sala de aula de forma mais apelativa; b) criar e disponibilizar recursos e atividades mais diversificadas; c) ampliar e melhorar a experiência pedagógica.

Conteúdos

- Envolvimento profissional ao nível da discussão e da inovação na prática pedagógica. - Utilização de estratégias inseridas em recursos educativos digitais de forma colaborativa. - Renovação da prática de ensino e inovação no processo de ensino e de aprendizagem. - Reflexão crítica sobre estratégias de avaliação digital e inovação na avaliação das aprendizagens com recursos a soluções digitais. - Promoção da capacitação digital dos alunos de forma abrangente e crítica e envolvimento dos alunos utilizando formatos inovadores para promover a sua CD.

Avaliação

- Interesse / Participação - 40 % - Trabalho(s) individual(is)ou de Grupo - 45 % - Reflexão final individual - 15 % A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões presenciais.

Bibliografia

Flenniken, J. M., Stuglik, S., & Iannone, B. V. (2020). Quantum GIS (QGIS): An introduction to a free alternative to more costly GIS platforms: FOR359/FR428, 2/2020. EDIS, 2020(2), 7-7.QGIS project (2022). QGIS User Guide, Acedidoa 16/05/2022 em [https://docs.qgis.org/3.22/en/docs/user_manual/]Nag, P., & Sengupta, S. (2008). Introduction to geographical information systems. Concept Publishing Company, 2008Wiegand, P. (2001). Geographical information systems (GIS) in education. International Research in Geographical and Environmental Education, 10(1), 68-71.Walshe, N. (2017). Developing trainee teacher practice with geographical information systems (GIS). Journal of Geography in Higher Education, 41(4), 608-628.

Formador

António Manuel de Sousa Xavier

Início: 08-02-2023
Fim: 10-05-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-118790/22
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 28 h
Local: Escola Secundária de Silves