Ensino do Andebol - Potenciar pelo jogo turma nº 34-22/23

Apresentação

O andebol, enquanto jogo desportivo coletivo, é promotor do desenvolvimento multilateral da criança. Através do ensino dos jogos pré-desportivos, do jogo reduzido e de constrangimentos nos jogos é possível dotar as crianças dos recursos essenciais ao seu desenvolvimento nas idades mais jovens, mas que são a etapa fundamental no seu desenvolvimento. Com esse fim, o programa apresentado visa atualizar e preparar melhor os professores para abordarem o ensino do Andebol duma forma mais simples, eficaz e ao mesmo tempo gratificante para o professor e motivante para os alunos. Pretende-se não só, aproximar o Andebol das crianças em idade escolar, como também utilizar o ambiente escolar como veículo de crescimento e desenvolvimento do Andebol.

Destinatários

Professores dos Grupos 260 e 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620.

Objetivos

Identificar e caracterizar os problemas inerentes ao ensino da modalidade Apresentar as vantagens do ensino simplificado pelo 4x4 Promover regras de jogo diferenciadoras do jogo Projetar modelos de progressões pedagógicas para o ensino do andebol Construção do jogo, da defesa individual às defesas fechadas Potenciar os constrangimentos no jogo para potenciar a aprendizagem Identificar estratégias de ensino para tornar o jogo mais motivante e desafiador

Conteúdos

1. O ANDEBOL NA ESCOLA - 1H 2. O JOGO 4X4 - 3H 2.1 Objetivos 2.2 Regras 3. O ENSINO DO JOGO - 8H 3.1 Relação com a bola 3.2 Relação com bola, colega e adversários 3.3 Ocupação racional do espaço 3.4 Progressão no terreno 3.5 Defesa individual 3.6 Passa e vai 3.7 Defesas profundas 3.8 Defesas fechadas 3.9 Progressões sucessivas 4. O ENSINO DO JOGO - 8H 4.1 Constrangimentos nos jogos 4.2 Potenciar o jogo 4.3 Estratégias para tornar o jogo motivante 4.4 Construção de progressões pedagógicas 5. A PROGRESSÃO PEDAGÓGICA AO LONGO DOS CICLOS – 5 H 5.1 Sequenciação dos conteúdos 5.2 Experimentação prática 6. ESTRATÉGIAS PARA POTENCIAR O JOGO – 5 H 6.1 Propostas de exercícios 6.2 Experimentação prática

Metodologias

A ação será organizada na modalidade de curso de formação, portanto com uma função global de aquisição de conhecimentos, capacidades e competências por parte dos professores. As sessões de trabalho contemplam as seguintes estratégias: - Sessões plenárias. Preleção dos formadores e reflexão coletiva sobre os temas abordados. - Situações de trabalho individual. Estudo de documentos, observação em vídeo e resolução de fichas de trabalho. - Situações de trabalho em grupo. Preparação de situações de exercício ou de situações de avaliação. - Situações de prática. Os formandos vivem situações de prática conduzidas pelos formadores. - Situações de prática pedagógica. Os formandos orientam grupos em situações de aprendizagem.

Avaliação

- Avaliação na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho no 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. - A avaliação depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. Critérios de avaliação: - A avaliação dos formandos será contínua e envolverá momentos específicos de resolução de trabalhos individuais e de grupo – 65% - Elaboração de relatório final – 35%

Bibliografia

Antón Garcia, J. (2019). Balonmano: Innovaciones y contribuciones para la evolución del juego. Grupo Editorial Círculo Rojo.Arraya, M., & Sequeira, P. (2012). Andebol: Um caminho para o alto rendimento. Visão e Contextos.Estriga, L., & Moreira, I. (2014). Ensino do Andebol na Escola. Ensinar e aprender. Editora FADEUP.Hapková, I.; Estriga, L.; & Rot, C. (2019). Teaching Handball: Teacher Guidelines. International Handball Federation.Tavares, F. (2015). Jogos Desportivos Coletivos: ensinar a jogar (2ªed). Editorial FADEUP.

Início: 02-02-2023
Fim: 11-02-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-119093/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 30 h
Local: Allbufeira + On-line