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Educação para a Saúde / Referencial de Educação para a saúde turma nº 20-21/22

Apresentação

A Promoção e Educação para a Saúde (PES) em meio escolar é um processo contínuo que visa o desenvolvimento de competências das crianças e dos jovens, permitindo-lhes confrontarem-se positivamente consigo próprios, construir um projeto de vida e serem capazes de fazer escolhas individuais, conscientes e responsáveis. A PES tem um papel fulcral no desenvolvimento de cidadãos e sociedades saudáveis, sustentáveis e felizes, razão pela qual contribui para as metas e objetivos definidos pela Organização Mundial de Saúde para a Saúde e Bem-Estar na Europa – Saúde 2020 e para a Estratégia da EU2020, no que respeita ao crescimento sustentável e à educação inclusiva. A 9.ª Conferência Mundial sobre Promoção da Saúde (2016, novembro*) reforça a importância de promover a saúde e melhorar o nível de literacia para a saúde num contexto global de promoção do desenvolvimento sustentável.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

1. Sensibilizar os formandos para a importância da Educação para a Saúde; 2. Criar condições para a mudança de comportamentos de forma sustentada e integrada; 3. Contribuir para a promoção da saúde mental na escola, assente em intervenções estruturadas de promoção de competências socioemocionais; 4. Posicionar a criança e o jovem como vetores centrais e veículos privilegiados na promoção da literacia em saúde e no desenvolvimento de competências em saúde; 5. Desenvolver estratégias para utilização e rentabilização do Referencial de Educação para a Saúde;

Conteúdos

1. Introdução 1.1 Educação para a Cidadania - Educação para a Saúde 1.2 Enquadramento dos Projetos PES no Projeto Educativo da Escola 1.3 A importância dos projetos PES no desenvolvimento de competências socioemocionais e na construção de uma escola promotora de saúde 2. Intervenção e aplicação prática do Referencial de Educação para a Saúde 2.1 Áreas temáticas e contextos de intervenção 2.2 Transversalidade na intervenção educativa 2.3 Integração curricular disciplinar 3. Referencial de Educação para a Saúde 3.1 Finalidade e objetivos 3.2 Organização 4. Áreas Temáticas: 4.1 Saúde Mental e Prevenção da Violência - Subtemas e Objetivos 4.2 Educação Alimentar - Subtemas e Objetivos 4.3 Atividade Física - Subtemas e Objetivos 4.4 Comportamentos Aditivos e Dependências – Subtemas e objetivos 4.5 Afetos e Educação para a Sexualidade – Subtemas e objetivos Aplicação das atividades em diversos contextos escolares.

Metodologias

Dinâmicas participativas durante as quais os formandos serão convidados a, individualmente ou em grupo, simular situações a partir de casos problema, vivenciar experiências e e participar em diversos exercícios de aplicação, alguns dos quais poderão ser utilizados no contexto da sua atividade diária. A importância da promoção e educação para a saúde Enquadramento teórico da e legal do tema – áreas temáticas Conceitos básicos e sua relação com o currículo Apresentação e reflexão crítica do desenvolvimento e da aplicação do Referencial de Educação para a Saúde. Aplicação das atividades em diversos contextos escolares Reflexão conjunta, no âmbito do Agrupamento de Escolas, sobre as aplicações realizadas e práticas adotadas Elaboração de projeto de turma.

Avaliação

1. Participação nas sessões (dinâmica da participação e qualidade das intervenções) 2. Apresentação oral do projeto/atividades e do relato da sua aplicação 3. Relatório do trabalho efetuado. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/201 de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho elaborado pelos formandos, atribuindo segundo a tabela da DGE, 50% para a participação/contributos e 50% para o trabalho elaborado pelos formandos.

Bibliografia

Ministério da Educação (2016). Referencial de Educação para a SaúdeChild and adolescent mental health policy and plans (Mental Health Policy and Service Guidance Package). World Health Organization, Geneva, 2005 http://www.who.int/mental health/policy/en/index.htmlQUEIROZ, Jorge (2014), Dieta Mediterrânica Uma herança milenar para a humanidade, Editora Althum, LisboaServiço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências [SICAD] (2013). Plano Nacional para a Redução dos Comportamentos Aditivos e das Dependências 2013-2020. Lisboa: SICAD. Disponível em: o http://www.sicad.pt/BK/Publicacoes/Lists/SICAD_PUBLICACOES/Attachments/61/SICAD_Plano_Acao_Reducao_CAD_2013-2016.pdf.UNESCO (2009a). International technical guidance on sexuality education. Vol. I – Rationale for sexuality education. Paris. • http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001832/183281e.pdf.

Formador

Dalila Mafalda de Castro e Frias

Início: 10-12-2021
Fim: 03-03-2022
Acreditação: CCPFC/ACC-106027/19
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: On-line