Implementação e avaliação do Plano de Formação do Agrupamento (Contributos) turma nº 01-24/25
Apresentação
Pretende-se com esta Ação, essencialmente destinada à Comissão Pedagógica do CFAE ( Diretores de Agrupamento e a Responsáveis do Plano de Formação de Agrupamento), dotar os participantes com os conhecimentos, técnicas, guiões, para que seja possível uma adequada dinamização da formação contínua a nível local, devidamente enquadrados e apoiados pelo CFAE.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Reflexão sobre as práticas de formação no CFAE e agrupamentos associados; Partilha de conhecimentos / práticas entre os docentes envolvidos; Dotar o responsável do Plano de Formação do Agrupamento com os conhecimentos / técnicas essenciais para o exercício das suas funções; Definição de estratégias de articulação ao nível da Comissão Pedagógica do CFAE; Facilitar a implementação, monitorização e avaliação da formação na área de intervenção do CFAE.
Conteúdos
Linhas orientadoras e prioridades para a elaboração de Planos de Formação - 03 h Análise de legislação relativa à formação contínua de professores e de pessoal não docente - 02 h Análise de Cartas Circulares do CCPFC relativas à formação de pessoal docente - 02 h Análise de documentação da DGE e da DGAE relativa à formação de pessoal não docente - 02 h Identificação das necessidades de formação do pessoal docente e não docente das escolas associadas - 03 h Motivação e seleção de formadores para a Bolsa Interna do CFAE, bem como de outros formadores cuja colaboração seja considerada relevante - 03 h Elaboração / Reformulação do Plano de Formação do Agrupamento - 06 h Elaboração do Relatório Anual de Formação do Agrupamento - 04 h
Metodologias
Esta ação decorre no âmbito do funcionamento da Secção de Formação e Monitorização do CFAE.
Avaliação
- Ponderações: 40 % participação nas sessões e 40 % para os trabalhos desenvolvidos através de um ePortefólio, no qual constará o relatório crítico final do formando sobre o trabalho desenvolvido e sua importância na motivação, na melhoria das aprendizagens e no desenvolvimento global dos alunos. - A reflexão final individual tem uma ponderação de 20 %. - Para a avaliação final individual de cada professor será usada uma escala quantitativa de 1 a 10 valores: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores.
Bibliografia
Campos, B. (2013) Políticas Docentes - Formação e Avaliação. Edição: Mais Leituras Editora Caetano, A. (Coord) (2003). Avaliação da Formação Contínua de Professores da Península de Setúbal. Lisboa: Editora RH Conceição, S. (2012). Da intencionalidade de um modelo de formação à sua concretização num Centro de Formação do Algarve. O caso da formação contínua (1992/2007). Tese de Doutoramento. Lisboa, ULHT. Ferreira, F. (1999). Dinâmicas locais de formação. Um estudo da actividade de um Centro de Formação de Associação de Escolas. Braga: Bezerra Editora. Legislação Nacional e documentação emitida pelo CCPFC, DGE e DGAE
Observações
Esta Ação destina-se a: Diretores de Agrupamento, Coordenadores do Plano de Formação dos Agrupamentos, Representante para a AFC e Embaixador Digital.
Formador
Maria José Oliveira de Magalhães Raposo
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 17-10-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |
2 | 28-11-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
3 | 20-02-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |
4 | 27-03-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
5 | 15-05-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
6 | 03-07-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |