378

Modelos Híbridos de aprendizagem ativa mediada por tecnologias no 1.º Ciclo do Ensino Básico turma 04-24/25

Apresentação

Na definição e redefinição de estratégias em qualquer organização educativa, tal como a níveis mais concretos e próximos, até ao nível da sala de aula, o papel dos modelos de aprendizagem de diferentes formas, assume um cariz determinante, quer na definição de orientações, quer na alocação de recursos, quer na linha condutora de aulas, quer ainda na definição de percursos educativos para os alunos e planeamento constante por parte dos docentes. O curso servirá para os professores do 1.º Ciclo beneficiarem de uma introdução às pedagogias ativas num contexto de ensino híbrido, considerando o papel do professor num contexto presencial ou a distância, com a adaptação às tecnologias e aos espaços virtuais de apoio à concretização de aprendizagens

Destinatários

Professores do 1º Ciclo;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores do 1º Ciclo;.

Objetivos

1. Desenvolver as competências de literacia digital dos professores 2. Apresentar modelos pedagógicos ativos, específicos para o 1.º Ciclo, com a utilização de tecnologia 3. Potenciar a utilização dos recursos digitais em desenhos de pedagógicos híbridos 4. Compreender as potencialidades pedagógicas da utilização da tecnologia integrada em ambientes híbridos de aprendizagem 5. Desenvolver estratégias de articulação entre a pedagogia, o espaço e a tecnologia 6. Desenvolver estratégias de articulação entre o currículo e as soft skills por meio da tecnologia 7. Apoiar os professores na implementação de práticas pedagógicas num ensino híbrido.

Conteúdos

Módulo 1 - Uso de tecnologia educativa em sala de aula (2h presenciais síncronas + 2 horas online síncronas) 1 Abordagem às potencialidades dos AEI, o espaço como potenciador de aprendizagens considerando a diferenciação pedagógica e a utilização das diferentes zonas de aprendizagem. (Dimensão ESPAÇO). Módulo 2 - Cenários de Inovação Pedagógica (3 horas online síncronas) 2. Desenho e planificação de projetos colaborativos de escola e/ou turma considerando as dimensões (ESPAÇO, PEDAGOGIA E TECNOLOGIA). Módulo 3 - Ensino presencial, online e híbrido (3 horas online síncronas) 3. Utilização de dispositivos móveis e respetivas aplicações em interação com multiscreens (ActivPanel, QIM,...) do ESPAÇO considerando a PEDAGOGIA. (Dimensão TECNOLOGIA). Módulo 4 - Modelos pedagógicos de aprendizagem invertida, gamificação, aprendizagem com jogos e digital storytelling (3 horas online síncronas) 4 Abordagem dos cenários de inovação pedagógica de Flipped Learning, Gamification, Game Based Learning, Digital Storytelling, Project Based Learning, Colaborative Learning com aplicação prática relacionando com o ESPAÇO - (Dimensão PEDAGOGIA). Módulo 5 - Avaliação em ambiente online com o uso da tecnologia (3 horas presenciais síncronas) 5. A avaliação e a aferição ao longo do processo de aplicação dos cenários de inovação pedagógica considerando as três dimensões (ESPAÇO, PEDAGOGIA E TECNOLOGIA).

Metodologias

O Curso de formação terá a duração de 16 horas (4 presenciais e 12 síncronas) onde serão explorados os conteúdos teórico-práticos e terá lugar a orientação para elaboração de um projeto / implementação de metodologias e/ou materiais pedagógicos específicos para o 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Avaliação

- Ponderações: 25% participação nas sessões e 75% para os trabalhos desenvolvidos através de um ePortefólio, no qual constará o relatório crítico final do formando sobre o trabalho desenvolvido e sua importância na motivação, na melhoria das aprendizagens e no desenvolvimento global dos alunos. - Para a avaliação final individual de cada professor será usada uma escala quantitativa de 1 a 10 valores: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores.

Formador

Celestino Gomercindo Ribeiro Magalhães

Paulo Estefânio da Costa Ramalhoto

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-09-2024 (Terça-feira) 14:30 - 18:30 4:00 Presencial
2 26-09-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
3 17-10-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
4 07-11-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
5 28-11-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
6 09-01-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
7 30-01-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
Início: 10-09-2024
Fim: 30-01-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-127461/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 16 h
Local: Escola Básica e Secundária deAlbufeira