386

Juntos por uma Escola Inclusiva! turma nº 10-24/25

Apresentação

Com a publicação do Decreto-Lei 54/2018, novos desafios se apresentam, nomeadamente de responder aos alunos com necessidades educativas específicas, o que no âmbito de uma escola inclusiva, exige que sejam encontradas respostas para que cada um aprenda independentemente da sua situação pessoal e social, assegurando a todos a aquisição de um nível de competências que permita a plena integração social. Assim esta oficina vem da necessidade dos docentes terem um conhecimento mais aprofundado do novo enquadramento legal para a educação inclusiva e de os motivar e capacitar de ferramentas que facilitem a aplicação da legislação e que visem o desenvolvimento de estratégias e instrumentos de promoção das aprendizagens e inclusão dos alunos.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.

Objetivos

Proporcionar informação pertinente e enquadradora da temática da ação de formação; Assegurar a funcionalidade e acompanhamento da aplicação do Decreto-Lei 54/2018; Perspetivar níveis de sucesso dos alunos dentro de uma escola inclusiva; Proporcionar o desenvolvimento de uma atitude profissional interveniente, autónoma e geradora de processos auto formativos, no âmbito da temática da ação de formação. Dotar os formandos com ferramentas para desenvolver as estratégias de trabalho para a promoção do sucesso e inclusão.

Conteúdos

Enquadramento concetual e legal da educação inclusiva; Conceitos princípios-chave e definições operacionais; Recursos específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão; Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão; Determinação da necessidade de suportes à aprendizagem e à inclusão; Análise de documentos legislativos e enquadradores da intervenção; Reflexão sobre conceitos e práticas. Aplicação num caso prático (trabalho autónomo).

Avaliação

A avaliação é quantitativa, na escala de 1 a 10, obedecendo ao disposto no Decreto-Lei n.º 249/92, de 9 de novembro (com as alterações introduzidas pela Lei n.º 60/93, de 20 de agosto, pelo Decreto-Lei n.º 274/94, de 28 de outubro pelo Decreto-Lei n.º 207/96, de 2 de novembro, pelo Decreto-Lei n.º 155/99, de 10 de maio e pelo Decreto-Lei n.º 15/2007, de 19 de janeiro), atento também ao esclarecimento das Cartas-Circular do CCPFC 1/2007 de fevereiro e 3/2007 de setembro, tendo em conta os seguintes critérios orientadores: Participação/Trabalho Desenvolvido (70%); Reflexão Crítica/Relatório Final (30%).

Bibliografia

Rodrigues, D. (2012). Educação Inclusiva: dos conceitos às práticas de formação (2ª Edição). Instituto PiagetRief, S. & e Heimburge, J. (2010). Como Ensinar Todos os Alunos na Sala de Aula Inclusiva - 2.º Volume. Porto, Porto Editora.Sanches, I. R. (2011). Em Busca de Indicadores de Educação Inclusiva. ALourenço, E. (2016). Conceitos E Práticas Para Refletir Sobre A Educação Inclusiva (eBook). Autêntica Editora (Brasil)Decreto-Lei 54/2018, de 6 de Julho (Regime Jurídico da Educação Inclusiva)

Observações

Vagas: 20 As candidaturas encerram a 30/09/2024 ou em data anterior, caso os candidatos atinjam a quantidade de 30. Os docentes selecionados, para além de notificados via site, também serão notificados via Google Calendário.

Formador

Ana Paula Rodrigues Vieira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 24-10-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 21-11-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
3 05-12-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
4 09-01-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
5 30-01-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
6 06-02-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
Início: 24-10-2024
Fim: 07-02-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-114182/22
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 36 h
Local: Escola Secundária de Albufeira