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Recursos didáticos para as disciplinas de História e Geografia turma nº 23-24/25

Apresentação

Partilha de saberes e de experiências entre professores dos grupos 200, 400 e 420 . Através de sessões plenárias e parcelares, os formandos identificam, produzem, selecionam, organizam e partilham recursos didácticos variados a serem utilizados nas actividades lectivas e não lectivas (apoio aos alunos). A acção reforçará o trabalho cooperativo/interdisciplinar e permitirá a disponibilização, aos alunos, de materiais de qualidade. Os recursos didáticos a desenvolver terão em conta as orientações dos programas das disciplinas de História e Geografia. Constituirão ferramentas essenciais à mudança de práticas pedagógicas.

Destinatários

Professores dos Grupos 200, 400, 420

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 400, 420. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 400, 420.

Objetivos

Seleccionar recursos didácticos variados a utilizar nas diferentes unidades das disciplinas de História e Geografia. Desenvolver/Conjugar procedimentos didáticos, pedagógicos e eficazes na lecionação /aprendizagem dos conteúdos programáticos. Consolidar o espírito de grupo e a capacidade para interagir socialmente. Identificar e promover um conjunto diversificado de medidas compensatórias que possam ser resposta adequada para os alunos com necessidades de reforço ou de consolidação de aprendizagens.

Conteúdos

Reflexão sobre os conteúdos programáticos e sobre as práticas lectivas das disciplinas envolvidas, no sentido de inventariar as principais mudanças metodológicas que surjam como necessárias. Planificação conjunta das atividades a desenvolver. Selecção e produção de materiais de apoio à leccionação destas disciplinas. Este trabalho será realizado em trabalho de grupo/trabalho individual de acordo com os diferentes anos de leccionação. Os materiais produzidos e selecionados, em diferentes suportes, serão disponibilizados aos alunos. Avaliação do trabalho desenvolvido durante a ação.

Avaliação

Os formandos serão avaliados quantitativamente de 0 a 10 valores, conforme indicado na Carta Circular do CCPFC – 3/2007 – setembro 2007, de acordo com os seguintes parâmetros e ponderações: - Participação ativa no processo de formação (30%) - Elaboração de um produto resultante do processo de formação a constar de um portfólio conjunto (40%) - Memória crítica individual (30%

Bibliografia

Monteiro, M. (2001). Didáctica da História Teorização e Prática - Algumas Reflexões. Plátano-Edições Técnicas.Poeira, M. & Brito, R. ( 1991). Didáctica da Geografia. Lisboa, Universidade Aberta.Vv Aa (2004) Didactica De La Filosofia. MINISTéRIO EDUCACION (Espanha)Fonseca, S. (2005). Didática e Prática de Ensino de História (4ª Edição). Edição: Papirus.Programas e manuais das diversas disciplinas referentes a esta Ação de Formação.

Observações

Vagas - 10 Caso existam vagas, poderão ser admitidos docentes do Grupo 400.

Formador

António Manuel de Sousa Xavier

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 13-01-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 03-02-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
3 01-03-2025 (Sábado) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
4 01-03-2025 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
5 10-03-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
6 24-03-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
Início: 13-01-2025
Fim: 24-03-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-114138/22
Modalidade: Círculo
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 27 h
Local: Escola Secundária de Silves