Uma espécie de espaço – entre as pedras, a luz, o som turma nº 09-24/25
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Aproximar as escolas de um espaço cultural local; - Ampliar a experiência de uma visita a um espaço cultural; - Pensar (n)outros territórios educativos; - Aprofundar a relação com as obras de arte; - Construir possibilidades metodológicas para abordar os currículos a partir das obras de arte/espaço; - Valorizar a fruição e a criação como veículo para a aprendizagem curricular e para o desenvolvimento de competências no âmbito do PASEO; - Considerar um espaço cultural como um recurso pedagógico, criativo e transversal na abordagem aos conteúdos das várias disciplinas.
Conteúdos
- Relação do corpo com o espaço, os outros e a obra de arte; - As biografias pessoais na sua relação com as obras de arte e os conteúdos programáticos; - Criação a partir de diversos estímulos; - Construção de narrativas, conceitos e formas, a partir da observação de obras; - Criação coletiva de objetos artísticos; - Criação de possibilidades de ensino/aprendizagem; - Sensibilidade estética e pensamento divergente.
Observações
O Plano Nacional da Artes (PNA), estrutura criada pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério da Educação, tem como Missão promover a transformação social, mobilizando o poder educativo das artes, das culturas e dos patrimónios na vida dos cidadãos: para todos e com cada um. Nas escolas da rede PNA, o desenvolvimento dos Projetos Culturais de Escola (PCE) enfatiza que o espaço seja, todo ele, território educativo e que a programação em colaboração seja uma constante. Ao articular a educação e a cultura, criamos um espaço de valorização da contemplação, do lúdico, da descoberta. Para além disso, as artes e os processos criativos permitem gerar dinâmicas transdisciplinares, cruzando e integrando conhecimentos de várias disciplinas, facilitando a mobilização do saber em ação, capacitando para uma cidadania cultural inclusiva onde a ludicidade e a experimentação/exploração são motores de aprendizagem e caminhos para o bem-estar. Se pensarmos nos espaços culturais enquanto territórios educativos, a experiência de visitar uma galeria de arte, será decerto, um momento importante de aprendizagem, se trabalhado metodologicamente, tendo em vista uma determinada intenção. Esta curta formação pretende então promover um encontro entre práticas educativas e artísticas, através da mediação da obra de arte, assente em propostas que mobilizam diferentes linguagens expressivas, permitindo novos olhares e possibilidades para as práticas pedagógicas.
Formadora: Nádia Torres (Mestre)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 29-11-2024 (Sexta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |