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O estatuto do aluno e ética escolar na perspetiva do TT/DT turma nº 26-24/25

Apresentação

Tendo em conta a dificuldade crescente em lidar com as questões da indisciplina e do ambiente de trabalho em sala de aula, é urgente promover competências básicas de dinâmicas e de gestão deste tipo de situações na classe docente. Clarificar, diferenciar e refletir sobre as relações que se estabelecem em sala de aula junto desta classe ajuda a que se criem estratégias e metodologias de resolução de situações diversas. É urgente desenvolver nos diversos intervenientes educativos formas de abordar a questão da indisciplina, para que estes possam adquirir mecanismos de promoção de competências de autocontrolo e de autorregulação nos seus alunos. Enquadrando estas estratégias no quadro legal atual.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Pretende-se promover nos formandos competências relacionadas com o estabelecimento de relações saudáveis em sala de aula, através do estabelecimento de regras, de boas interrelações e da eleição de hábitos de trabalho promotores deste tipo de dinâmicas. É também objetivo desta acção reflectir sobre o estatuto do aluno e ética escolar, promovendo uma cultura de coesão social e de equidade na diferença e uma competência de regulação das relações interpessoais com normas de cortesia.

Conteúdos

Estatuto do Aluno e Ética Escolar (Lei nº 51/2012, de 5 de setembro) e legislação associada; Estratégias e metodologias promotoras de uma cultura e ambiente saudáveis de sala de aula; Procedimentos disciplinares - da participação ao relatório final; Infrações, medidas disciplinares e circunstâncias.

Metodologias

Explorar os conteúdos da ação, recorrendo a metodologias participativas onde cada formando tem um papel central promovendo o isomorfismo de práticas. Solicitar aos formandos que, em grupo, analisem documentos, planeiem e concebam materiais para agilizar práticas manutenção da disciplina e relações interpessoais positivas em sala de aula, mobilizando os conceitos abordados, apresentando-os ao grande grupo. Discutir/refletir sobre os trabalhos apresentados, assim como partilha de experiências dos trabalhos desenvolvidos em contexto escolar.

Avaliação

No que se refere à avaliação dos formandos, será efetuada em regime de continuidade do desempenho dos mesmos, incidindo na participação e trabalho produzido nas sessões. No final da formação, os formandos serão avaliados individualmente, de acordo com a qualidade dos recursos produzidos, expressa nos documentos apresentados e durante a sua apresentação/ discussão em plenário. A avaliação final da formação expressa-se de acordo com a escala quantitativa de 1 a 10 valores, acompanhada uma menção qualitativa (Insuficiente; Regular, Bom, Muito Bom e Excelente), tal como consta no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Parâmetros avaliáveis: processo de formação: 25%; produto de formação: 60%; reflexão final individual:15%.

Bibliografia

Lemos, P. (2018) “(Des)Encontros com a Indisciplina. Revista de Educação Geográfica |UP, nº.3, p.7‐38. Universidade do PortoLopes, J. A. (2009). Comportamento, aprendizagem eLewis, R. (2001). Classroom discipline and student responsibility: The students' view. Teaching and Teacher Education, 17(3), 307-319.Caldeira, S. & Veiga, F. (2011). Intervir em Situações de Indisciplina, Violência e Conflito. Fim de século edições.Estatuto do Aluno e Ética Escolar (Lei nº 51/2012, de 5 de setembro) e legislação associada;

Observações

Vagas: 25 Serão permitidas 35 inscrições (candidaturas), a partir das quais serão selecionados 25 participantes.

Formador

Miguel Nuno Freire de Vasconcelos Gusmão

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-01-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 22-01-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
3 05-02-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
4 19-02-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
5 12-03-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
Início: 08-01-2025
Fim: 12-03-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-124801/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: Escola Secundária de Albufeira (Alpoente)

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