Cérebro, comportamento e aprendizagem. turma nº 28-24/25
Apresentação
Entender a problemática comportamental, exige uma constante atualização acerca das inúmeras variáveis, que estão subjacentes à matriz biológica, social, cognitiva e emocional, que justificam as nossas condutas. Com efeito, os jovens que temos hoje nas nossas escolas, não são os mesmos jovens que tínhamos há dez anos e muito menos, há vinte ou trinta anos. Urge pois, estarmos atentos ao tecido social em que os nossos alunos cresceram e tentar equacionar como evoluíram; assim a complexidade que os diferencia, a fim de obtermos o tão desejado sucesso educativo.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Conhecer a natureza do desenvolvimento biopsicossocial das crianças e dos jovens adolescentes; Caraterizar a matriz comportamental das crianças e dos jovens adolescentes; Apresentar estratégias que permitam otimizar o rendimento académico dos alunos nos 1º, 2º e 3º ciclos; Situar as dificuldades existentes na aprendizagem dos alunos e refletir sobre a forma de as superar. Equacionar o "Know-How" do processo de investigação para melhoria com base no paradigma "investigação-ação"
Conteúdos
Estruturas biológicas da criança no 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico; Estruturas cognitivas, socias, emocionais e morais dos jovens no 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico; O cérebro - constituição, modificação e caraterísticas do seu funcionamento mediante as diferentes idades: Práticas pedagógicas compatíveis com a natureza do cérebro e dos jovens e das caraterísticas do seu desenvolvimento.
Metodologias
Ensino presencial; Exposição e debate em painel; Fichas de trabalho individual e em grupo; Delineamento de um processo investigação/ação; Análise de artigos científicos e de outros documentos reveladores de evidências empíricas e científicas da evolução do estudo eficácia do cérebro e aprendizagem com base mo movimento MBE.
Avaliação
1 - Participação ativa nas sessões (40 %) 2 - Trabalho em Grupo (40 %) 3 - Reflexão Final Individual (20 %) A avaliação final da formação expressa-se de acordo com a escala quantitativa de 1 a 10 valores, acompanhada uma menção qualitativa (Insuficiente; Regular, Bom, Muito Bom e Excelente), tal como consta no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio.
Bibliografia
Guilherme, J. (2024). Cérebro, Comportamento e Aprendizagem Subsídios para criar sucesso na Escola. Psicossoma Editora. (in press)Feinstein, S. (2011) . A Aprendizagem e o Cérebro. Horizontes Pedagógicos, Instituto Piaget.
Anexo(s)
Observações
Vagas - 25
Formador
José Francisco Nunes Guilherme
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 29-01-2025 (Quarta-feira) | 15:45 - 18:45 | 3:00 | Presencial |
2 | 12-02-2025 (Quarta-feira) | 15:45 - 18:45 | 3:00 | Presencial |
3 | 26-02-2025 (Quarta-feira) | 15:45 - 18:45 | 3:00 | Presencial |
4 | 12-03-2025 (Quarta-feira) | 15:45 - 18:45 | 3:00 | Presencial |
5 | 26-03-2025 (Quarta-feira) | 15:45 - 18:45 | 3:00 | Presencial |