593

Em Rede construir uma Escola Inclusiva e Flexível turma nº 01-24/25

Destinatários

Pessoal não docente;

Objetivos

- Oferecer um espaço de capacitação, partilha e cooperação institucional entre os AE; - Conhecer as opções pedagógicas e organizacionais das escolas; - Apoiar no desenvolvimento e no impacto de opções organizacionais, curriculares e pedagógicas; - Desenvolver e mecanismos de monitorização e avaliação das ações implementadas pelas escolas, com foco no impacto das medidas sobre as aprendizagens e os resultados dos alunos; - Proporcionar capacitação teórica e prática atendendo à crescente diversidade provocada pelas alterações demográficas e aos alunos provenientes de contextos vulneráveis; - Incentivar o trabalho colaborativo que permita às escolas refletir entre pares e em rede, produzir pensamento e partilhar práticas para incrementar processos de melhoria nas Unidades Orgânicas; - Promover reflexão para análise de desafios e desenvolvimento conjunto de práticas de avaliação pedagógica eficazes;- Proceder à identificação de necessidades das escolas e dos Técnicos Superiores.

Conteúdos

- Documentos norteadores e legislativos, nomeadamente o DL n.º 54/2018 e 55/2018, PASEO, Aprendizagens Essenciais, de modo a operacionalizar práticas que promovam a inclusão e a equidade. - Abordagem multinível, no reforço da intervenção curricular das escolas e no caráter formativo da avaliação, de modo que todos os alunos consigam adquirir os conhecimentos e desenvolver as competências, atitudes e valores previstos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; - Autonomia curricular, possibilitando às escolas a identificação de opções curriculares eficazes, adequadas ao contexto, enquadradas no projeto educativo e noutros instrumentos estruturantes da escola; - Escola inclusiva, que promove a igualdade cuja diversidade, flexibilidade, inovação e personalização respondem à heterogeneidade dos alunos, eliminando obstáculos e estereótipos no acesso ao currículo e às aprendizagens, assente numa abordagem multinível, que integra medidas universais, seletivas e adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão - Técnicos Superiores enquanto agentes com um papel fundamental e interventivo na comunidade escolar; - Envolvimento dos alunos na vida da escola.- Envolvimento dos encarregados de educação na identificação das opções curriculares da escola; - Trabalho colaborativo e interdisciplinar no planeamento, na realização e na avaliação do ensino e das aprendizagens e de rede entre agrupamentos e comunidade. - Envolvimento dos alunos do processo de ensino aprendizagem e na vida da escola. - Envolvimento dos encarregados de educação na identificação das opções curriculares da escola; - Flexibilidade contextualizada na forma de organização dos alunos e do trabalho e na gestão do currículo, utilizando os métodos, as abordagens e os procedimentos que se revelem mais adequados para que todos os alunos alcancem o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; - Trabalho colaborativo e interdisciplinar no planeamento, desenvolvimento e monitorização de atividades.

Avaliação

- Participação - 40 % - Assiduidade - 30 % - Teste escrito / Trabalhos - 30 %

Observações

Critério orientador: Uma vaga por Agrupamento, nome a validar pelo(a) Diretor(a) de Agrupamento.

Formador

Ana Paula Rodrigues Vieira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-01-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 05-02-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online assíncrona
3 19-03-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
4 30-04-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Online assíncrona
5 14-05-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
6 28-05-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Online assíncrona
7 11-06-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
8 30-06-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
Início: 15-01-2025
Fim: 02-07-2025
Acreditação: DGAE/1460/2024
Modalidade: Curso
Pessoal: Não docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: E. S. Albufeira + E. S. Silves + On-line