Em Rede construir uma Escola Inclusiva e Flexível turma nº 01-24/25
Destinatários
Pessoal não docente;
Objetivos
- Oferecer um espaço de capacitação, partilha e cooperação institucional entre os AE; - Conhecer as opções pedagógicas e organizacionais das escolas; - Apoiar no desenvolvimento e no impacto de opções organizacionais, curriculares e pedagógicas; - Desenvolver e mecanismos de monitorização e avaliação das ações implementadas pelas escolas, com foco no impacto das medidas sobre as aprendizagens e os resultados dos alunos; - Proporcionar capacitação teórica e prática atendendo à crescente diversidade provocada pelas alterações demográficas e aos alunos provenientes de contextos vulneráveis; - Incentivar o trabalho colaborativo que permita às escolas refletir entre pares e em rede, produzir pensamento e partilhar práticas para incrementar processos de melhoria nas Unidades Orgânicas; - Promover reflexão para análise de desafios e desenvolvimento conjunto de práticas de avaliação pedagógica eficazes;- Proceder à identificação de necessidades das escolas e dos Técnicos Superiores.
Conteúdos
- Documentos norteadores e legislativos, nomeadamente o DL n.º 54/2018 e 55/2018, PASEO, Aprendizagens Essenciais, de modo a operacionalizar práticas que promovam a inclusão e a equidade. - Abordagem multinível, no reforço da intervenção curricular das escolas e no caráter formativo da avaliação, de modo que todos os alunos consigam adquirir os conhecimentos e desenvolver as competências, atitudes e valores previstos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; - Autonomia curricular, possibilitando às escolas a identificação de opções curriculares eficazes, adequadas ao contexto, enquadradas no projeto educativo e noutros instrumentos estruturantes da escola; - Escola inclusiva, que promove a igualdade cuja diversidade, flexibilidade, inovação e personalização respondem à heterogeneidade dos alunos, eliminando obstáculos e estereótipos no acesso ao currículo e às aprendizagens, assente numa abordagem multinível, que integra medidas universais, seletivas e adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão - Técnicos Superiores enquanto agentes com um papel fundamental e interventivo na comunidade escolar; - Envolvimento dos alunos na vida da escola.- Envolvimento dos encarregados de educação na identificação das opções curriculares da escola; - Trabalho colaborativo e interdisciplinar no planeamento, na realização e na avaliação do ensino e das aprendizagens e de rede entre agrupamentos e comunidade. - Envolvimento dos alunos do processo de ensino aprendizagem e na vida da escola. - Envolvimento dos encarregados de educação na identificação das opções curriculares da escola; - Flexibilidade contextualizada na forma de organização dos alunos e do trabalho e na gestão do currículo, utilizando os métodos, as abordagens e os procedimentos que se revelem mais adequados para que todos os alunos alcancem o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; - Trabalho colaborativo e interdisciplinar no planeamento, desenvolvimento e monitorização de atividades.
Avaliação
- Participação - 40 % - Assiduidade - 30 % - Teste escrito / Trabalhos - 30 %
Observações
Critério orientador: Uma vaga por Agrupamento, nome a validar pelo(a) Diretor(a) de Agrupamento.
Formador
Ana Paula Rodrigues Vieira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 15-01-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 05-02-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online assíncrona |
3 | 19-03-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 30-04-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Online assíncrona |
5 | 14-05-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 28-05-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Online assíncrona |
7 | 11-06-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 30-06-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |