
CORPO E(M) RISCO turma nº 27-24/25
Apresentação
Parceria com o Plano Nacional das Artes
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Trabalhar a interdisciplinaridade entre as artes visuais e a educação física. - Explorar a relação entre o movimento e o traço gráfico como formas de expressão em diálogo. - Fomentar a criatividade, a consciência corporal e a experimentação. - Ampliar o repertório expressivo através da exploração de movimentos e formas. - Refletir sobre a comunicação, verbal e não verbal, como um processo de escuta ativa e expressão pessoal. - Promover a empatia e a criatividade por de atividades artísticas. - Desenvolver a capacidade de criação de movimento.
Conteúdos
- Relação do corpo com o tempo, o peso, o espaço, os outros. - Observação, escuta e expressão visual e corporal. - Comunicação verbal e não verbal. - Metodologias ativas e exploração criativa dos currículos. - Criação a partir de diversos estímulos. - Criação de possibilidades de ensino/aprendizagem. - Sensibilidade estética e pensamento divergente.
Observações
O Plano Nacional da Artes (PNA), estrutura criada pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério da Educação, tem como Missão promover a transformação social, mobilizando o poder educativo das artes, das culturas e dos patrimónios na vida dos cidadãos: para todos e com cada um. As artes e os processos criativos permitem gerar dinâmicas transdisciplinares, cruzando e integrando conhecimentos de várias disciplinas, facilitando a mobilização do saber em ação, capacitando para uma cidadania cultural inclusiva onde a ludicidade e a experimentação/exploração são motores de aprendizagem e caminhos para o bem-estar. Ao articular a educação e a expressão artística, criamos um espaço de valorização da contemplação, do lúdico, da descoberta. Esta curta formação pretende então promover um encontro entre práticas educativas e artísticas, permitindo novos olhares e possibilidades para as práticas pedagógicas.
Vagas - 15 As candidaturas encerram no dia 15/03/2025 ou em data anterior, caso existam 20 candidatos dos Agrupamentos ESPAMOL e/ou RIO ARADE.
Formador
Nádia Ferreira Torres
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 26-03-2025 (Quarta-feira) | 15:30 - 18:30 | 3:00 | Presencial |