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Autoridade, mediação e gestão de conflitos na comunidade educativa turma nº 04-25/26

Apresentação

O entendimento, cada vez mais consensual, de que as escolas são organizações e que o seu desenvolvimento está fortemente relacionado com os processos de gestão e de liderança internos e com o nível de participação dos vários protagonistas na sua dinâmica, reflecte-se no modo como se pensa os problemas de segurança e de clima de escola. Se, por um lado o ambiente social de certa escola está intimamente relacionado com as características da própria comunidade que a escola serve e do meio que a envolve, por outro lado a escola deve ser um factor importante de intervenção na comunidade envolvente, no sentido de propiciar o seu desenvolvimento. A desmotivação, a agressividade e a indisciplina não surgem sem razão. A escola terá de repensar o seu papel e mobilizar-se para desenvolver nos alunos competências, não só na esfera do “saber” e “saber fazer”, mas também na esfera do “saber ser”, i.e. desenvolver atitudes e competências sociais e de relacionamento inter-pessoal com base na assertividade. Pretende-se, ainda, contribuir para aprofundar os conhecimentos científico-pedagógicos sobre a temática, nomeadamente ao nível da gestão e mediação de conflitos, bem como da promoção de estratégias de prevenção primária, secundária e terciária na instituição em geral, bem como em contexto de sala de aula. Pretende-se, assim, contribuir para uma melhoria na segurança e no bem-estar de toda a comunidade educativa.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Com esta formação pretende-se contribuir para que os professores: - Reconheçam a importância do seu papel e o da escola na construção de um clima de segurança e de bem-estar. - Conheçam modelos de autoridade e de liderança, de mediação e de prevenção de conflitos. - Desenvolvam hábitos de análise e de reflexão fundamentada sobre as suas práticas. - Desenvolvam hábitos de reflexão partilhada e de cooperação. - Conheçam e partilhem entre si iniciativas que promovam um clima de segurança e de aprendizagem na escola. - Construam, implementem e avaliem projectos de intervenção pedagógica.

Conteúdos

– Dimensão teórico-prática 1- Autoridade, Liderança e Clima de Segurança (3 horas) .Apresentação/diagnóstico e Propostas de projecto 1.1. A Escola como espaço de conflitos 1.2.Conceitos de poder e de autoridade e liderança na escola 1.3.A autoridade e liderança do professor na aula 2 - Resolução e de mediação de conflitos (8 horas) 2.1. Estilos e gestão de conflitos 2.2. Estratégias de gestão para melhorar o clima de escola 2.2. Estratégias de mediação e de gestão de conflitos 3- Clima de escola e sua relação com o aproveitamento dos alunos (6 horas) 3.1. Manifestações de indisciplina e de violência na escola 3.2. As causas da indisciplina e da violência na escola 3.3. A prevenção da indisciplina e da violência 3.4. O clima das escolas “eficazes” 4 - Dinamização de trabalho ao nível de dinâmica de grupos, da simulação pedagógica e do psicodrama (4 horas) 5- Apresentação, discussão e avaliação dos projectos pedagógicos. (4 horas) II – Dimensão de trabalho autónomo Trabalho de projecto – concepção e implementação de actividades e de estratégias (25 horas)

Avaliação

Escala de Avaliação nos termos da Carta Circular - 3/2007, de setembro de 2007, do CCPFC e DGRHE. Processo de Formação (Participação nas sessões, realização de actividades/ tarefas) - 30 % Produto da formação (materiais produzidos, sua aplicação em situação de educação, na sala de mediação de conflitos e projecto apresentado) - 50 % Reflexão crítica individual (obrigatória) – 20%

Bibliografia

Cunha, P. & A. P. Monteiro (2018). Gestão de Conflitos na Escola. Edição PactorFerreira, A. & Castanheira, F. & Simões, I. (2019). Gestão de Conflitos em Sala de Aula Um livro de ideias para pôr em prática (2ª Edição) . Coisas de LerLeitão, S. & Cunha, P. (2016). Manual de Gestão Construtiva de Conflitos (3.ª Edição). Edições Universidade Fernando Pessoa

Observações

Vagas - 20 Vagas a distribuir pelos 7 agrupamentos.

Formador

Mara Sofia Coelho Guerreiro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 01-10-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 08-10-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
3 15-10-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
4 22-10-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
5 05-11-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
6 12-11-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
7 19-11-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
8 26-11-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
Início: 01-10-2025
Fim: 26-11-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-118953/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Dr. António da Costa Contreiras

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