848

Produção de recursos em Tecnologias da Informação e da Comunicação turma nº 05-25/26

Apresentação

A escola, enquanto organização social, apresenta uma complexidade natural própria a que se juntam todas as valências de ordem educativa, curricular e pedagógica. Tanto no âmbito educativo como no organizacional as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm vindo a assumir um papel cada vez mais influente e imprescindível, sendo notória uma evolução permanente nos paradigmas relacionados com a sua utilização. Pretende-se, com este Círculo de Estudos promover o desenvolvimento curricular, a integração transdisciplinar das TIC, a elaboração de recursos educativos digitais , a reflexão sobre a potencialidade da utilização das TIC enquanto recurso educativo inovador, de forma a fomentar o desenvolvimento de mais e melhor ensino e aprendizagem.

Destinatários

Professores do Grupo 550

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 550. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 550.

Objetivos

- Promover uma aprendizagem com forte componente prática alicerçada nos interesses dos alunos e com potencial motivador, que garanta uma aprendizagem efetiva dos conceitos, incluindo os conceptualmente mais difíceis, - Desenvolver competências de professor reflexivo, isto é, do professor que reflete sobre a sua prática, que pensa e que elabora no contexto dessa prática, - Incentivar a melhoria contínua das práticas profissionais, a inovação pedagógica e a atitude de autoaprendizagem. Alguns materiais didáticos que se espera que resultem da ação formativa incluem instrumentos de avaliação dos alunos, planificações de aulas e de trabalho dos alunos e professores conducentes a um maior sucesso escolar, guias de utilização dos recursos, guiões para a produção de material didático para ser usado pelos alunos na consolidação de conhecimentos.

Conteúdos

Algumas questões-chave a serem tidas em conta na intervenção formativa: - Como proporcionar aos alunos o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa dos conceitos do Programa de Informática? - Como se pode fomentar nos alunos uma maior vigilância sobre os princípios e conceitos que orientam a didática da disciplina? - Qual o seu papel e como se pode desenvolver competências procedimentais nos alunos? - Como se pode promover o envolvimento ativo dos alunos no processo de planificação das atividades extracurriculares? - De que forma e com que critérios se podem utilizar as novas tecnologias no ensino, nomeadamente aos recursos de edição e tratamento de vídeo? - Que tipologia de materiais de apoio ao ensino, como guiões de exploração ou protocolos interativos, poderão ser mais adequados? - Que estratégias de dinâmicas de grupo poderão ser mais eficazes na promoção das aprendizagens em contexto de trabalho prático? - Que técnicas de comunicação dos resultados do trabalho prático poderão ser mais eficazes nas aprendizagens? - Dos recursos materiais existentes no agrupamento de escolas quais são os mais adequados para a realização das atividades práticas obrigatórias e quais podem complementarmente auxiliar o professor no ensino dos conteúdos conceptuais do programa curricular? Como se pode otimizar esses recursos materiais existentes? - Como incentivar os alunos a serem proativos e a refletirem sobre aspetos ligados às metodologias inovadoras, como as TIC? - Com que metodologia, ferramentas e instrumentos se pode avaliar de forma mais eficaz as aprendizagens dos alunos? As respostas a estas questões devem ser debatidas e estudadas e, sempre que possível, enquadradas nas práticas dos professores participantes, a montante e a jusante, isto é, deverão ser trazidos para a formação os problemas, as dificuldades e os sucessos, devendo as reflexões e as propostas de solução serem refletidas nas aulas com os alunos, bem como a avaliação do impacto das mesmas.

Avaliação

Os formandos serão avaliados quantitativamente de 0 a 10 valores, de acordo com as normas em vigor. São tidos em consideração os seguintes elementos de avaliação: - Qualidade da participação nas sessões presenciais (25 %) - Participação e dinamização de plataformas de colaboração na Internet (25 %) - Produtos resultantes da formação (25 %) - Reflexão crítica individual (25 %)

Bibliografia

Costa, F. & Peralta, H. & Viseu, S. (2008). As TIC na Educação em Portugal - Concepções e Práticas. Porto, Porto Editora.Almeida, A. & Monteiro, A. & Moreira, J.A. (2012). Educação Online - Pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais. Facto Editores.Cabrero (2007). Tecnologia Educativa. MC GRAW HILLSá, R. (2016). Tecnologias E Mídias Digitais Na Escola Contemporânea: Questões Teóricas E Práticas (eBook). Editora Appris

Observações

Vagas - 10 (Docentes do Grupo 550 do Agrupamento de Escolas Albufeira Poente)

Formador

Maria de Lurdes Pina da Silva Cristóvão

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-10-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 06-11-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
3 08-01-2026 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
4 12-02-2026 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
5 12-03-2026 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
6 16-04-2026 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
Início: 09-10-2025
Fim: 16-04-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-119555/23
Modalidade: Círculo
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 27 h
Local: Escola Secundária de Albufeira (Albufeira Poente)

INSCREVER-ME