
Melhorar a eficácia da gestão estratégica da escola enquanto organização turma 16-25/26
Apresentação
Para os gestores escolares os principais desafios centram-se na melhoria da qualidade pedagógica, na produtividade e na gestão dos recursos humanos. É assim que a problemática da gestão das instituições de educação e formação está na ordem do dia. A importância crucial de uma boa gestão das instituições de educação e formação confere à administração e organização escolares uma grande centralidade, tanto nas políticas sociais como nos planos e nas ações comunitárias. Salientamos algumas áreas-problema da análise social da administração educacional: a gestão das pessoas e dos recursos, a avaliação (das escolas, dos alunos e dos centros de formação), os projetos de escola e os modelos de administração e de gestão.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Pretende-se favorecer a mudança de práticas nos órgãos de gestão intermédia e de topo, aprofundando conhecimentos e competências para o exercício de funções de direção, de gestão pedagógica e administrativa. Pretende-se, assim, melhorias em: Área da liderança e na utilização de métodos e técnicas de planeamento e gestão; Gestão dos recursos em contexto escolar; De entre os efeitos da formação a produzir nos formandos, salienta-se: - Desenvolver competências do professor que reflete e age sobre a prática; - Utilizar os recursos, contextualizando o seu uso; - Fortalecer a cultura democrática e colaborativa; - Incentivar a melhoria contínua das práticas profissionais, a inovação pedagógica e a atitude reflexivas e de auto-aprendizagem.
Conteúdos
Não sendo adequado num Circulo de Estudos a definição rígida de um plano de conteúdos, já que da interação conjunta/partilhada e da pesquisa levada a efeito durante o estudo, surgirão, necessariamente outros temas, devem no entanto aqui ficar explicitadas algumas questões-chave a serem tidas em conta nesta intervenção formativa: - Metodologias de Investigação em Educação/ A Escola como Organização Educativa; - O Plano de Formação de Escola em contexto do respetivo Projeto Educativo; - Formação de Professores; - Planeamento, Gestão Estratégica, Liderança e Avaliação da Escola; - Direcção e Gestão da Escola em Contextos Multiculturais; - Gestão Pedagógica de Escolas e Agrupamentos; - Avaliação Institucional e Avaliação de Desempenho; .. No contexto do Círculo serão, ainda, objecto de análise reflexiva/partilhada e enriquecimento pessoal/do grupo, questões que pretendem equacionar as metodologias deste trabalho colaborativo, no sentido da respetiva sensibilização e motivação: - Que contributos a investigação (literatura científica, seminários, dissertações e teses) pode fornecer, de forma a ajudar os participantes a encontrar respostas para as questões a debater? - De que forma estes recursos podem ser utilizados de forma a garantirem interactividade e favorecerem o diálogo e partilha, finda a formação? As respostas a questões como estas, devem ser debatidas e estudadas e, sempre que possível, enquadradas nas práticas dos professores participantes, a montante e a jusante, isto é, deverão ser trazidos para a formação os problemas, as dificuldades e os sucessos, devendo as reflexões e as propostas de solução serem reflectidas nas escolas com os Professores, bem como a avaliação do impacto das mesmas junto dos alunos.
Avaliação
Os formandos serão avaliados quantitativamente de 0 a 10 valores, conforme indicado na Carta Circular do CCPFC 3/2007 - setembro 2007. São tidos em consideração os seguintes elementos de avaliação: - Qualidade da participação nas sessões presenciais - Produtos resultantes das atividades - Reflexão crítica
Bibliografia
ALONSO, Myrtes (1976) - O papel do diretor na administração escolar. SP: DIFEL/EDUC, CARVALHO, Adalberto Dias de (0rg) (1993) Leandro S. Almeida, Manuela Afonso e Etelvina Araújo. A construção do projeto de escola. Portugal, Porto EditoraAlaíz, V. (2003). Auto-avaliação de escolas. Pensar e Praticar. Lisboa: Edições Asa.Mendes, A.: Costa, J.; Sousa, L. ( 2001). Gestão Pedagógica e Lideranças Intermediárias na Escola Estudo de Caso no TEIP de Esteiro. Aveiro: Universidade de Aveiro.CAF Educação. Lisboa: DGAEP.
Observações
Ação integrada no Plano de Formação do Agrupamento de Escolas de Silves
Formador
Carlos DAVID da Loura MARQUES
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 15-10-2025 (Quarta-feira) | 15:30 - 18:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 22-10-2025 (Quarta-feira) | 15:30 - 18:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 29-10-2025 (Quarta-feira) | 15:30 - 18:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 05-11-2025 (Quarta-feira) | 15:30 - 18:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 12-11-2025 (Quarta-feira) | 15:30 - 18:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 19-11-2025 (Quarta-feira) | 15:30 - 18:30 | 3:00 | Presencial |