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A Utilização das TIC nos Processos de Ensino/Aprendizagem turma nº 17-25/26

Apresentação

Apesar das escolas estarem dotadas de uma grande diversidade de equipamentos e serviços informáticos, muitos docentes ainda não os utilizam com regularidade no processo ensino/aprendizagem. Com esta formação pretende-se dotar os docentes da capacidade de criar melhores recursos digitais, de os utilizar na sala de aula e de os disponibilizarem na Internet aos alunos.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Mais se certifica, que para os efeitos previstos no artigo 5.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente acção não releva para efeitos de progressão na carreira de professores do(s) Grupo(s) Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do nº3 do artigo 14º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente acção não releva para a progressão de carreira Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Utilização de metodologias ativas, com recurso às TIC; Partilha de experiências/recursos/saberes na comunidade educativa; • Valorização de práticas avaliativas indutoras da qualidade dos processos educativos; Promoção de estratégias e metodologias inovadoras; Práticas que levem ao envolvimento dos alunos em trabalho prático com TIC; Produção, utilização e avaliação de recursos educativos digitais potenciadores de conhecimento; Práticasde comunicação e interação à distância; Momentos de aprendizagem no tempo e no espaço, fomentando a disponibilização on-line de recursos educativos; Projetos/atividades que potenciem a utilização das TIC em contexto educativo. Momentos de reflexão decorrentes da prática letiva;

Conteúdos

1. Apresentação de experiências, por parte dos formandos e do formador, de utilização das TIC como instrumento didáctico; 2. Potencialidades das TIC no processo de ensino aprendizagem – apresentação de boas práticas; 3. Metodologias de integração das TIC, com particular destaque para a Internet, no processo de construção e produção do conhecimento; As TIC como: a. Meio de informação que suporte o aprender pesquisando, descobrindo e confrontando. b. Contextos que ofereçam meios seguros de exploração para aprender fazendo. c. Meio de comunicação que sustentem o aprender comunicando e colaborando. 4. Estratégias de utilização das TIC numa perspectiva de reorganização e gestão de sala de aula, adaptadas aos espaços e equipamentos disponíveis nas escolas; 5. Produção e utilização de recursos para o ensino e aprendizagem. a. Concepção de recursos de suporte à actividade dos professores; b. Concepção de recursos para o apoio à aprendizagem dos alunos; 6. Capacidade de produção de produtos e recursos pelos alunos. 7. Construção de uma ou duas actividades a realizar em contexto de sala de aula, por parte de cada um dos formandos/grupo de formandos; 8. Intervenção no terreno/aplicação das actividades; 9. Avaliação da/s actividade/es realizada/as – reflexão, análise e discussão em grupo; Algumas sugestões de trabalho (tabela anexa mais detalhada) Cada formando elaborará um portfólio que poderá consistir em: • Planos de Unidades/ projectos; • Apresentações multimédia; • Publicações (boletim informativo, folheto, …) • Recursos educativos digitais; • Planeamento de “WebQuests” e de “caça ao tesouro”. • Produção de “WebQuizes” • Fichas e testes em formato digital • Ferramentas de avaliação dos materiais elaborados Utilizar ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona Cada formando colocará on-line o portfólio disponibilizando os materiais aos alunos e colegas

Avaliação

Os formandos serão avaliados quantitativamente de 0 a 10 valores, conforme indicado na Carta Circular do CCPFC – 3/2007 – Setembro 2007. -Assiduidade/Participação -Participação -Trabalho produzido de acordo com as propostas Elaboração de relatório e recolha de dados através de questionário aos formandos.

Bibliografia

Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: que desafios? JP Ponte - Revista Iberoamericana de Educación, 2000 - dialnet.unirioja.esAs Tecnologias de Informação e Comunicação: utilização pelos professores J Paiva - Programa Nónio Século XXI, 2002 - nautilus.fis.uc.ptPotencialidades educativas das TIC no Ensino Básico H Correia - 2004 - dei.isep.ipp.ptUsando as tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Presencial[ Fernandes, JFS de Araujo - 2002 - igm.mat.br

Observações

Vagas - 20

Formador

António Jorge Domingues Simões

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-12-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
2 12-01-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
3 09-02-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
4 09-03-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
5 23-03-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
6 20-04-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
7 04-05-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
8 18-05-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
Início: 15-12-2025
Fim: 18-05-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-136267/25
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Escola EB23 de Ferreiras

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