A Utilização das TIC nos Processos de Ensino/Aprendizagem turma nº 17-25/26
Apresentação
Apesar das escolas estarem dotadas de uma grande diversidade de equipamentos e serviços informáticos, muitos docentes ainda não os utilizam com regularidade no processo ensino/aprendizagem. Com esta formação pretende-se dotar os docentes da capacidade de criar melhores recursos digitais, de os utilizar na sala de aula e de os disponibilizarem na Internet aos alunos.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Mais se certifica, que para os efeitos previstos no artigo 5.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente acção não releva para efeitos de progressão na carreira de professores do(s) Grupo(s) Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do nº3 do artigo 14º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente acção não releva para a progressão de carreira Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Utilização de metodologias ativas, com recurso às TIC; Partilha de experiências/recursos/saberes na comunidade educativa; Valorização de práticas avaliativas indutoras da qualidade dos processos educativos; Promoção de estratégias e metodologias inovadoras; Práticas que levem ao envolvimento dos alunos em trabalho prático com TIC; Produção, utilização e avaliação de recursos educativos digitais potenciadores de conhecimento; Práticasde comunicação e interação à distância; Momentos de aprendizagem no tempo e no espaço, fomentando a disponibilização on-line de recursos educativos; Projetos/atividades que potenciem a utilização das TIC em contexto educativo. Momentos de reflexão decorrentes da prática letiva;
Conteúdos
1. Apresentação de experiências, por parte dos formandos e do formador, de utilização das TIC como instrumento didáctico; 2. Potencialidades das TIC no processo de ensino aprendizagem apresentação de boas práticas; 3. Metodologias de integração das TIC, com particular destaque para a Internet, no processo de construção e produção do conhecimento; As TIC como: a. Meio de informação que suporte o aprender pesquisando, descobrindo e confrontando. b. Contextos que ofereçam meios seguros de exploração para aprender fazendo. c. Meio de comunicação que sustentem o aprender comunicando e colaborando. 4. Estratégias de utilização das TIC numa perspectiva de reorganização e gestão de sala de aula, adaptadas aos espaços e equipamentos disponíveis nas escolas; 5. Produção e utilização de recursos para o ensino e aprendizagem. a. Concepção de recursos de suporte à actividade dos professores; b. Concepção de recursos para o apoio à aprendizagem dos alunos; 6. Capacidade de produção de produtos e recursos pelos alunos. 7. Construção de uma ou duas actividades a realizar em contexto de sala de aula, por parte de cada um dos formandos/grupo de formandos; 8. Intervenção no terreno/aplicação das actividades; 9. Avaliação da/s actividade/es realizada/as reflexão, análise e discussão em grupo; Algumas sugestões de trabalho (tabela anexa mais detalhada) Cada formando elaborará um portfólio que poderá consistir em: Planos de Unidades/ projectos; Apresentações multimédia; Publicações (boletim informativo, folheto, ) Recursos educativos digitais; Planeamento de WebQuests e de caça ao tesouro. Produção de WebQuizes Fichas e testes em formato digital Ferramentas de avaliação dos materiais elaborados Utilizar ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona Cada formando colocará on-line o portfólio disponibilizando os materiais aos alunos e colegas
Avaliação
Os formandos serão avaliados quantitativamente de 0 a 10 valores, conforme indicado na Carta Circular do CCPFC 3/2007 Setembro 2007. -Assiduidade/Participação -Participação -Trabalho produzido de acordo com as propostas Elaboração de relatório e recolha de dados através de questionário aos formandos.
Bibliografia
Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: que desafios? JP Ponte - Revista Iberoamericana de Educación, 2000 - dialnet.unirioja.esAs Tecnologias de Informação e Comunicação: utilização pelos professores J Paiva - Programa Nónio Século XXI, 2002 - nautilus.fis.uc.ptPotencialidades educativas das TIC no Ensino Básico H Correia - 2004 - dei.isep.ipp.ptUsando as tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Presencial[ Fernandes, JFS de Araujo - 2002 - igm.mat.br
Observações
Vagas - 20
Formador
António Jorge Domingues Simões
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 15-12-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Presencial |
| 2 | 12-01-2026 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
| 3 | 09-02-2026 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
| 4 | 09-03-2026 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
| 5 | 23-03-2026 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
| 6 | 20-04-2026 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
| 7 | 04-05-2026 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
| 8 | 18-05-2026 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Presencial |